Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/07/2004 11:18

Réu poderá ser citado pelos Correios

Agência Câmara

Está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania projeto de lei (PL 3531/04), do deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA), que prevê a utilização dos serviços da Empresa Correios e Telégrafos para o envio de citações aos réus de ação civil pública. O projeto altera o Código de Processo Civil (Lei 5869/73) estabelecendo que a citação por carta precatória, enviada pelo oficial de justiça, somente ocorrerá quando o Correio não conseguir entregar a correspondência.
De acordo com a proposta, o réu citado poderá postar sua resposta na agência local dos correios, endereçada a comarca onde se processar a ação. A resposta deverá estar dentro de envelope lacrado e com aviso de recebimento.

Declaração de Pobreza
O projeto determina ainda que o réu, impossibilitado de arcar com as despesas de postagens, poderá apresentar declaração de pobreza, que deverá ser encaminhada junto com a resposta ao juízo. Para respaldar a isenção do pagamento de postagens, o autor da proposta cita a Lei 1060/50 que estabelece normas para a concessão de assistência judiciária às pessoas necessitadas.
Marcelo Guimarães explica que a medida, além de contribuir para a agilização de processos, irá reduzir despesas das comarcas. "Muitos processos se arrastam anos a fio, aguardando a citação do réu que, conseguindo se esquivar do oficial de justiça, obriga a renovação sucessiva de cartas precatórias", ressalta o parlamentar.

Tramitação
O projeto de lei, que tramita em caráter conclusivo, está Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) onde aguarda parecer do relator, deputado Odair (PT-MG).



Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Ana Felícia


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)