Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Réu confesso, vereador temia pela vida para deixar crime

Edivaldo Bitencourt, Campo Grande News - 15 de janeiro de 2010 - 15:54

O vereador de Ponta Porã, Joanir Subtil Viana (PMDB), 42 anos, que foi preso numa operação da Polícia Federal com 93 quilos de cocaína em sua fazenda de Aral Moreira, confessou o crime de tráfico de drogas em depoimento à Justiça.

Após nove meses preso na Penitenciária Harry Amorin Costa, em Dourados, o parlamentar foi solto nesta semana por determinação do desembargador João Batista da Costa Marques, da 1ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A suposta organização criminosa liderada pelo vereador tem 27 integrantes, conforme a apuração da Polícia Federal, que realizou duas operações para prender o grupo, em abril (com prisões em flagrante) e junho. Os prisões foram feitas com base na investigação, que contou com escuta telefônica pelo período de seis meses.

Confissão – O vereador do PMDB, eleito em 2008 com 1.111 votos e o 8º mais votado em Ponta Porã, confessou o crime de tráfico de drogas. No depoimento prestado à Justiça em Caarapó, ele afirmou que acabou se envolvendo por causa de Randolfo Balbueno Ifran, 46 anos.

O parlamentar disse que até tentou largar o crime, mas não conseguiu. A principal justificativa foi que se sentiu ameaçado de morte caso deixasse de integrar a quadrilha.

Além da confissão, o vereador foi detido com 93 quilos de cocaína, avaliados em R$ 3,5 milhões, em sua fazenda. A Justiça ainda conta como provas as interceptações telefônicas feitas por quatro meses, nos telefones de Viana.

Após sua prisão, os policiais ainda grampearam os demais membros da quadrilha por mais dois meses. O restante do grupo teve a prisão preventiva decretada pela Justiça em junho do ano passado.



SIGA-NOS NO Google News