Cassilândia, Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

15/07/2020 11:20

Retomada das atividades econômicas exige cuidados redobrados

Em entrevista à RBC, a superintendente da Secretaria da Saúde lembra que a pandemia da Covid-19 não terminou e que as pessoas devem sair de casa só o necessário

Governo de Goiás
Retomada das atividades econômicas exige cuidados redobrados

O fato de o comércio estar aberto não significa que a pandemia da Covid-19 terminou, que os casos da doença diminuíram. Há um número crescente de casos, por isso as pessoas precisam redobrar a atenção e saindo de casa só o necessário.

O alerta é da superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Flúvia Amorim. Ela concedeu entrevista nesta terça-feira, dia 14, ao programa O Mundo em sua Casa das rádios Brasil Central AM e RBC FM. A apresentação foi de Emmerson Kran e Ernesto Fleury.

A superintendente recomendou ainda que as pessoas evitam sair em grupos. Em uma família, se for preciso fazer compras no supermercado, por exemplo, que vá só uma pessoa, a não ser que ela precise de uma assistência especial.

“Na verdade, é preciso ter mente que a atividade econômica está aberta, mas a gente precisa ter cuidado redobrado. Agora vai ter mais gente circulando e pode ter uma possibilidade muito maior de contaminação”, avisou.

Protocolos
Flúvia informou que os estabelecimentos do comércio e serviços terão de seguir protocolos para funcionarem. O Governo do Estado definiu um protocolo geral, que indica novas normas para todos os estabelecimentos que reabriram.

São situações específicas, protocolos mais detalhados para bares e restaurantes, hotéis, instituições religiosas e academias, por exemplo. Esses protocolos estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.go.gov.br​) e podem ser acessados por quem tiver dúvidas. As vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios também podem ser consultadas.

Sobre a ampliação da testagem para a Covid-19 que será adotada em 78 municípios goianos, a superintendente explicou que a intenção é ampliar a quantidade de testes em casos leves e pessoas que apresentam sintomas da doença nessas localidades. A partir da adesão do município (do prefeito ou do secretário da saúde) será implantado um sistema que disponibilizará um aplicativo para a população.

O aplicativo vai triar as pessoas. O cidadão vai fazer o cadastro, colocar os sintomas que tem. E o aplicativo vai determinar o teste a ser feito, a data e o local.

Conforme Flúvia, por meio desse procedimento será possível testar um quantitativo (de pessoas) que seja suficiente para conseguir identificar quem está infectado e a chance de estar contaminando outros com quem mantém contato. Assim, concluiu, será possível adotar o tripé – identificar, isolar e monitorar, importante no combate à pandemia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Outubro de 2020
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)