Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Retenção de femeas reduz oferta de animais para abate

Safras - 01 de dezembro de 2008 - 18:30

Boletim semanal do IMEA, divulgado hoje (01), mostra que a oferta de animais para abate em Mato Grosso segue reduzida, principalmente devido ao aumento na retenção de fêmeas. Em outubro deste ano, o abate de fêmeas ficou 24,1% abaixo do ano passado e o abate de machos foi apenas 6,6% menor.

O reflexo disso é que o preço da arroba da fêmea tem hoje a menor diferença em relação ao preço da arroba do boi gordo (-7,0%), desde o início da coleta de preços do IMEA em janeiro de 2003, avaliam os técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Destacam que a primeira fase do ciclo da pecuária de fato, começou, e agora abriu contagem para a reversão. Em outubro, a utilização da capacidade industrial instalada nos frigoríficos ficou abaixo da média anual na maioria das regiões do Estado.

No médio-norte o aproveitamento foi maior, principalmente devido à grande desova de animais dos confinamentos. A região oeste também teve aproveitamento da indústria acima da média. Com isso, a região que possuía o maior preço da arroba praticado em Mato Grosso, hoje paga mais pela arroba do que outras duas ou três regiões, avalia o Imea.

SIGA-NOS NO Google News