Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reta final: os dilemas dos jovens às portas do vestibular

Maurício Sampaio - 04 de agosto de 2014 - 09:35

O segundo semestre começou. É hora de milhões de jovens definirem a escolha profissional. E tomar essa decisão de forma clara, sem hesitação, é o primeiro passo para o sucesso.

Pesquisas mostram que alunos que sabem ou ao menos estão mais tranquilos com a escolha profissional obtêm melhores resultados nos vestibulares. Isso acontece porque eles se sentem mais seguros e motivados e podem focar as atenções exclusivamente nos exames.

E é isso mesmo. Quando sabemos o que realmente queremos, parece que nosso cérebro e corpo jogam a nosso favor.

Qual rumo profissional devo tomar? Qual a profissão devo escolher? O que vou cursar na universidade? Será que vou ganhar dinheiro? Certamente estas perguntas rondam a cabeça de um jovem às vésperas de concluir o ensino médio.

Escolher uma profissão, nos dia de hoje, não é uma missão tão simples. Tradicionais profissões dão espaço a novas opções e a novos caminhos. A chegada em massa da tecnologia não só transformou processos como criou eficazes canais de oportunidades.

Surge a cada dia, como num toque de mágica, uma variada gama de cursos: superiores, especializações, MBAs e outros. Cresce de forma vertiginosa o número de instituições de ensino. Aliás, nunca ficou tão fácil frequentar uma universidade. Bastam alguns cliques na internet e pronto! É só baixar o diploma no e-mail.

Ganhar dinheiro x fazer o que gosta

Outros complicadores também aparecem na hora da grande decisão e causam desconforto. Um deles é escolher entre o sucesso e a fama ou o prazer e a satisfação pessoal, o resultado financeiro ou a paixão pelo ofício. Aliás, gostaria de fazer um aparte a este tema “dinheiro”. Tenho atendido em meu escritório de orientação profissional muitos jovens que estão fazendo a escolha com base no resultado financeiro. Um grande erro!

Grana não passa de uma atividade meio, ou seja, ela virá desde que você se esforce em concretizar seus objetivos, cumpra suas metas, seja insistente, perseverante no seu sonho e crie um diferencial para o seu negócio ou para você mesmo! Uma espécie de DNA profissional. Não cabule a aula de biologia, vai fazer falta!

Influência dos pais

Pior ainda é lidar com a frustração de pais que projetam em seus filhos aquilo que queriam ser ou mesmo os induzem a dar sequência em suas atividades ou aos seus negócios. Em alguns casos, isto se torna natural e sadio: numa família de médicos, os filhos se tornam grandes médicos no futuro.

Mas cabe aqui colocar minha experiência e opinião pessoal. Falo especialmente para aqueles que forem fazer o mesmo que eu fiz, no que diz respeito à sucessão familiar, à tomar conta do negócio da família. Alguns alunos fazem esta opção não por vontade própria, mas sim como um caminho de fuga e comodismo.

Pois saibam que precisarão se dedicar muito, pois as cobranças virão em dobro. Além disso, você tem de se tornar mestre em administrar relacionamentos, pois estamos falando de convívio familiar.

Comece a desenhar seu projeto de vida

Aqui vai mais uma dica: tão ou mais importante que escolher uma profissão, um curso superior, uma faculdade ou uma universidade é saber preparar um plano de vida, uma espécie de plano de voo. Analise suas possibilidades de forma holística. Você não deve achar que cursar Farmácia lhe dará somente o direito de ser farmacêutico ou Psicologia lhe possibilitará apenas montar mais uma clínica. Tenha em mente que sua escolha lhe abrirá um mar de oportunidades de mercado jamais pensadas.

Seja diferente, faça diferente, inove! Para isso, o importante é gastar mais tempo olhando para o seu interior. Descubra seus talentos, suas habilidades, sua vocação, seus traços de personalidade. Seja criativo e observador, analisando cada mudança em sua volta. Só então você será capaz de escolher o rumo certo de uma feliz e apaixonante profissão.

* Maurício Sampaio é educador, orientador vocacional e profissional, palestrante, escritor, coach e fundador do InstitutoMS. www.mauriciosampaio.com.br

SIGA-NOS NO Google News