Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Resultado do Saeb de 2003 será conhecido neste mês

Assessoria MEC - 01 de junho de 2004 - 10:00

Em fase de tabulação e análise, os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 serão divulgados ainda no mês de junho. Participaram dos testes 300 mil alunos matriculados na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio das redes estaduais, municipais e particulares de ensino. Os resultados apresentam os estágios de desempenho e a média de proficiência dos estudantes.

O Saeb, aplicado a cada dois anos, foi realizado por amostragem em novembro do ano passado e revela a qualidade da educação no País por região, unidade da Federação, região metropolitana e nos conjuntos de municípios com mais e com menos de 200 mil habitantes em cada estado. Os resultados de 2001 mostraram que 59% dos estudantes da 4ª série apresentam graves dificuldades em leitura. A partir de 2004, a avaliação passa a ser anual e será aplicada, no mês de novembro, em todas as escolas de ensino fundamental e médio.

Segundo Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, a ampliação do Saeb será feita em regime de colaboração com estados e municípios. Para ele, “a sociedade brasileira poderá avançar muito, não só por contar com um diagnóstico mais preciso da educação, mas porque terá à sua disposição um instrumento de gestão pela qualidade”.

Repórter: Dulcídio Siqueira

SIGA-NOS NO Google News