Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Resultado do referendo sairá logo após votação

Agência Brasil - 08 de outubro de 2005 - 06:31

O ministro Carlos Velloso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse hoje (7) acreditar que o resultado do referendo sobre a venda de armas de fogo sairá poucas horas após o fim da votação, no dia 23. Segundo o ministro, que participou de debate em São Paulo, está tudo pronto para a realização do referendo em todo o país.

Velloso explicou que o recadastramento dos eleitores brasileiros terá início no dia do referendo em Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul, escolhidos entre os estados que se apresentaram como voluntários para a primeira fase do processo. Devido ao grande número de eleitores, acrescentou, o estado de São Paulo não foi incluído nesta fase.

Sobre o novo título de eleitor, o ministro informou que terá fotografia e identificação biométrica, ou seja, impressão digital ou de pupila, que serão retiradas eletronicamente. E também o tipo sangüíneo e dados de identidade. "Vamos recadastrar 122 milhões de eleitores brasileiros. Desses, 30 milhões não têm outro documento além do título", disse.

Velloso destacou ainda que a urna será aberta pela identificação biométrica e "isso impedirá que outra pessoa vote no lugar, eliminando o último reduto de possibilidade de fraude após a implantação da urna eletrônica".

SIGA-NOS NO Google News