Cassilândia, Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

Últimas Notícias

01/06/2005 13:26

Resultado de exame em aves só na próxima semana

Fernanda Mathias / Campo Grande News

O secretário estadual de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, disse esta manhã que somente na semana que vem deve estar pronto o resultado do exame laboratorial que vai apontar a doença que acometeu aves no aviário Nossa Senhora Aparecida, em Jaraguari. Segundo ele, o laboratório, que fica em Campinas (SP) já fez uma bateria de exames e deve fazer uma segunda porque não foi possível identificar a doença.
O superintendente federal de Agricultura, José Antônio Roldão, diz que o laboratório informou que o resultado da evolução das fases do exame de virologia deve sair no dia 7 de junho, terça-feira próxima, e ser informado diretamente ao Mapa (Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária), em Brasília. Enquanto isso, o acompanhamento é sistemático.
Dagoberto reitera afirmação da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de que os sintomas podem remeter a várias doenças e diz que as informações iniciais do laboratório, que não detalha, não trazem preocupação. “Não foi nada que assustasse, temos que aguardar o relatório final”, diz.
Apesar de cautela, mais de 100 propriedades estão interditadas, três barreiras foram montadas em Jaraguari e 17 mil aves sacrificadas e enterradas. Dagoberto diz que isso só foi possível por conta da anuência do aviário Nossa Senhora Aparecida, que poderia ter questionado a medida antes da confirmação de doença. Hoje mesmo técnicos da Iagro estão em Jaraguari, mas desautorizados de fornecer qualquer informação à imprensa.
Segundo ele, o prazo de mais oito dias para divulgação do resultado foi pedido há dois dias pelo laboratório. Preocupado com a abordagem da mídia, ele afirma que o resultado será divulgado em entrevista coletiva, que será agendada. O receio se baseia no fato de que as suspeitas podem gerar vetos pelo mercado internacional ao produto que representa a terceira maior receita com exportação na balança comercial de Mato Grosso do Sul.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 17 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
Terça, 16 de Julho de 2019
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)