Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Restringida manipulação de remédio para ácido úrico

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 19 de agosto de 2005 - 13:41

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu a Colchicina na lista de produtos que exigem atenção especial na manipulação. O medicamento é usado para tratamento da doença chamada de “gota” que se caracteriza pelo excesso de produção de ácido úrico, causando atrite aguda.
Somente farmácias de manipulação com capacidade para lidar com substâncias de baixo índice terapêutico,em que a quantidade necessária para o tratamento médico é muito reduzida e qualquer erro na dosagem pode levar à morte, poderão manipular a Colchicina. A medida foi adotada porque a substância tem sido apontada como principal suspeita em vários casos de morte.
Os mais recentes aconteceram em São Gabriel (RS). No dia 12 de agosto, a Anvisa foi informada sobre a morte de três pessoas por intoxicação, sendo que os indícios apontam o erro de manipulação da Colchicina como motivo mais provável.
Os estabelecimentos terão que notificar a vigilância sanitária local, que, por sua vez, deverá inspecionar as condições de manipulação. Além disso, no momento de retirar o medicamento, o usuário terá que assinar um termo de esclarecimento entregue pelo farmacêutico sobre os riscos do produto.

SIGA-NOS NO Google News