Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/08/2015 10:40

Restrição alimentar não funciona com adolescentes, avalia nutricionista

Portal Educação Física

 

De acordo com a a nutricionista Elaine Pádua, fazer o adolescente entender a importância de uma alimentação balanceada é muito difícil nessa faixa etária, pois esses jovens costumam se basear no comportamento do grupo social ao qual pertencem.

“Como eles normalmente convivem em grupos, querem parecer com os amigos. Por isso é preciso usar estratégias para fazê-los entender os benefícios que terão socialmente comendo melhor”, explicou Elaine.

A especialista ressalta que é muito difícil impor uma dieta restritiva para os adolescentes, mas é importante estimular o consumo de forma moderada e sem excessos.

“Os refrigerantes, por exemplo, são muito consumidos por esses jovens. Eles podem tomar, elegendo momentos para essa ingestão, além de incluir outras bebidas e alimentos na dieta”, recomenda.

Outra dica da nutricionista é não chamar atenção apenas para as doenças causadas por uma alimentação exagerada, pois esse argumento não é eficaz. Uma boa solução é abordar a estética do corpo e o bom desempenho na prática de esportes alinhados a uma alimentação equilibrada.

De acordo com a especialista, cabelo e acne são alguns dos fatores que convencem adolescentes a buscarem melhores hábitos alimentares.

Segundo Elaine, no período entre 15 e 19 anos, a combinação de exercícios físicos e uma alimentação balanceada auxilia na formação óssea dos adolescentes.

“É preciso entender que eles ainda estão em crescimento, então o hábito de pular algumas refeições é muito grave, podendo influenciar na fase de crescimento. No futuro, esses jovens estarão mais suscetíveis a doenças como a osteoporose”, detalhou a especialista.

E, como o exemplo é fundamental, os pais precisam praticar o que recomendam. “O mais importante é a família estar junto com os adolescentes durante a mudança de hábitos, influenciando os filhos a fazer escolhas alimentares mais conscientes”, reforçou Elaine.

Quanto à prática de atividade física, Elaine diz que é fundamental o bom desenvolvimento físico, já que além de outras coisas reduz o risco de obesidade.

“Muitos adolescentes, depois de começar a fazer esportes, conseguem manter um peso adequado”, afirmou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)