Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Resolução proíbe amputação de calda e orelhas de animais

Campo Grande News/ Francisco Junior - 04 de julho de 2013 - 14:08

O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) proibiu profissionais de realizarem a amputação de cauda e orelha de cães. A resolução 1027, de 18 de junho de 2013 permite ao conselho punir com advertência e até cassação do diploma do veterinário que realizar o procedimento. Raças como doberman, pinsher, rotweiller, pitbull, poodle, boxer, yorkshire e fila brasileiro são algumas das que criadores tradicionalmente cortam caudas e orelhas apenas por motivos estéticos.

"O corte da cauda pode levar o animal a desenvolver infecções na coluna, fora que a cauda é um importante meio de expressão dos cães, e a orelha caída é uma proteção para o cão, pois protege do vento, água, do frio e cortando pode dar inflamação”, afirma o médico veterinário Mauricio Viana Monteiro. Segundo ele, mesmo para fins estéticos o corte da cauda e orelhas não deixa de ser mutilação.

A orientação do CFMV ( para quem quiser denunciar sobre profissionais que insistem na prática, podem procurar os conselhos regionais de medicina veterinária em todos os estados do país.

A resolução, em vigor desde a semana passada, é um endurecimento de outra resolução, publicada em 2008, que apenas sugeria aos veterinários que não fizessem as amputações. A cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia (extração das unhas de gatos) já eram práticas proibidas.

A partir de agora, a retirada da cauda ou da orelha serão apenas permitidas nos caos em casos de doença grave, como câncer.

SIGA-NOS NO Google News