Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/07/2013 14:08

Resolução proíbe amputação de calda e orelhas de animais

Campo Grande News/ Francisco Junior

O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) proibiu profissionais de realizarem a amputação de cauda e orelha de cães. A resolução 1027, de 18 de junho de 2013 permite ao conselho punir com advertência e até cassação do diploma do veterinário que realizar o procedimento. Raças como doberman, pinsher, rotweiller, pitbull, poodle, boxer, yorkshire e fila brasileiro são algumas das que criadores tradicionalmente cortam caudas e orelhas apenas por motivos estéticos.

"O corte da cauda pode levar o animal a desenvolver infecções na coluna, fora que a cauda é um importante meio de expressão dos cães, e a orelha caída é uma proteção para o cão, pois protege do vento, água, do frio e cortando pode dar inflamação”, afirma o médico veterinário Mauricio Viana Monteiro. Segundo ele, mesmo para fins estéticos o corte da cauda e orelhas não deixa de ser mutilação.

A orientação do CFMV ( para quem quiser denunciar sobre profissionais que insistem na prática, podem procurar os conselhos regionais de medicina veterinária em todos os estados do país.

A resolução, em vigor desde a semana passada, é um endurecimento de outra resolução, publicada em 2008, que apenas sugeria aos veterinários que não fizessem as amputações. A cordectomia (cirurgia que retira as cordas vocais dos animais), a conchectomia (para levantar as orelhas) e a onicectomia (extração das unhas de gatos) já eram práticas proibidas.

A partir de agora, a retirada da cauda ou da orelha serão apenas permitidas nos caos em casos de doença grave, como câncer.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)