Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/04/2008 18:10

Resolução do TSE explica como será a votação em 5/10

TSE

Os interessados em conhecer os procedimentos para a realização de uma das maiores eleições do mundo podem encontrar na Resolução 22.712/08, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um dos guias mais completos. O documento explica como se prepara a votação, como se vota ou se justifica a ausência e também como serão totalizados os votos de quase 130 milhões de eleitores brasileiros.

A complexidade dessa operação não está somente no elevado número de eleitores e na logística de captação de votos em um país de dimensões continentais, com a quinta maior população e o quinto maior território do planeta. Acrescente-se a esses desafios, o fato de a eleição de 2008 ser informatizada nas 370 mil seções eleitorais nos 5.564 municípios, envolver dois sistemas diferentes de eleição (majoritário, para prefeito e proporcional para vereadores) e, além disso, ser obrigatória para quase todos os brasileiros adultos e facultativa para os que têm mais de 16 e menos de 18 anos ou maiores de 70. Mesmo quem está fora do domicílio eleitoral precisa ser atendido no dia do pleito para que possa justificar a ausência.

Diante desse cenário, os dois anos que separam as eleições presidenciais e municipais é um prazo apertado para a Justiça Eleitoral garantir aquela que é a votação mais moderna e eficiente de todo o mundo. Talvez por isso é que o TSE atua em cada eleição preparando a próxima. Neste ano, já estão sendo testadas em três municípios a votação por sistema biométrico, na qual as urnas serão liberadas pela impressão digital do eleitor. A expectativa é de que em dez anos 100% do eleitorado esteja habilitado por esse método.

Antes das eleições de 5 de outubro, a área de Informática do TSE já terá testado 11 diferentes sistemas, todos de grande porte, que tornam o processo de votação e apuração mais rápido, mais seguro e mais transparente. Isso assegura tanto o voto nos candidatos como também a prestação de contas da campanha de cada um deles em sistemas instalados em equipamentos de posse exclusiva da Justiça Eleitoral, sendo proibida qualquer substituição.

Conforme estabelece a Resolução, o Tribunal deve preparar os sistemas de: candidaturas; horário eleitoral; preparação e gerenciamento da totalização; transportador; gerador de mídias; da urna; de prestação de contas; de candidaturas – módulo externo; de divulgação de candidatos; de divulgação de resultados; de prestação de contas – módulo externo.

Preparação

Para quem ainda não se alistou, é importante ficar atento para o fato de que só poderá votar para prefeito e vereador quem se cadastrar na Justiça Eleitoral até o dia 7 de maio. No título de eleitor de cada brasileiro consta a zona eleitoral onde está inscrito e a seção onde vota. Em geral, e conforme estabelece a Resolução, cada seção significa uma mesa receptora de votos com uma urna eletrônica. Até o dia 6 de agosto serão divulgados os locais onde cada seção vai funcionar no dia da eleição por meio de tabelas divulgadas no Diário Oficial, nas capitais, e nos murais dos cartórios eleitorais.

Em alguns poucos casos, as seções eleitorais são agregadas para agilizar o voto por causa do número elevado de eleitores. Além disso, próximo das eleições, a Justiça Eleitoral define também as seções onde o eleitor em trânsito poderá justificar a ausência ou onde serão instaladas mesas exclusivas para receber essas justificativas.

Locais

A norma do TSE deixa claro que deve ser dada preferência aos prédios e instalações públicas para os lugares de votação e proíbe, expressamente a instalação de seções em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada. Partidos e coligações podem reclamar da escolha do local.

O TSE determinou ainda a instalação de seções eleitorais em vilas e povoados. Para garantir o direito do voto de presos provisórios e pessoas ingressadas em estabelecimentos de internação coletiva, como leprosários e asilos, deverão ser instaladas mesas nesses lugares desde que contem com mais de 50 eleitores. Nestes casos, só poderá votar para prefeito e vereador quem se cadastrar na Justiça Eleitoral até o dia 7 de maio.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)