Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/09/2010 13:00

Resgate dos 33 mineiros soterrados no Chile entra na fase final, afirmam autoridades

Renata Giraldi, Agência Brasil

Brasília – O resgate dos 33 trabalhadores, soterrados há quase um mês e meio no Deserto do Atacama no Chile, entra na fase final, segundo as autoridades chilenas. A sonda de perfuração geotérmica RIG 421, utilizada em atividades petrolíferas, foi acionada ontem à noite (16). Cerca de 420 metros de profundidade foram escavados. Os mineiros se encontram a 700 metros de profundidade e o alerta é para que as escavações não provoquem novos desabamentos.

As autoridades colocaram em prática os chamados planos A, B e C que se referem cada um à utilização de máquinas específicas para a perfuração do local onde estão os trabalhadores. Nas fases iniciais as máquinas Strata 950 e T-130, que funcionam em diferentes potências, foram acionadas de forma ininterrupta.

Ontem (16) foi a vez de pôr em funcionamento a terceira máquina, que é uma sonda de perfuração geotérmica RIG 421, utilizada em petrolíferas. Na quarta-feira (15) foi concluída a construção de uma plataforma própria capaz de sustentar o uso desta última máquina. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.

Há um mês e 12 dias soterrados, os mineiros estão sob monitoramento 24 horas. Os profissionais de saúde dão assistência e orientações específicas para a alimentação, equilibrando as refeições, encaminham medicamentos para problemas crônicos e ainda fazem acompanhamento psicológico dos trabalhadores. Alguns mineiros apresentaram depressão.

Porém, o esforço dos próprios mineiros foi para transformar o local onde estão em um ambiente razoável. Houve divisões de tarefas, como limpeza, alimentação, saúde, comunicação e segurança. As informações sobre estes detalhes foram transmitidas em dois vídeos gravados pelos trabalhadores e divulgados pelas autoridades chilenas. Nas imagens e nos depoimentos, os mineiros tentaram transmitir otimismo no resgaste e mensagens de esperança para as famílias.



Edição: Lílian Beraldo


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)