Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Março de 2017

Últimas Notícias

14/09/2010 09:14

Resgate de mineiros enfrenta momento de lentidão

Agência Brasil

As autoridades chilenas descartaram a adoção de um plano D, que era o uso de dinamites na área, para resgatar os 33 mineiros, soterrados a 700 metros de profundidade em uma mina no Deserto do Atacama, no Chile. Soterrados há mais de um mês, os trabalhadores aguardam o resgate que agora segue em um ritmo mais lento desde que a principal máquina perfuradora apresentou um problema técnico. Esta máquina foi batizada de plano B.

Em meio ao desespero dos mineiros e das famílias deles, as autoridades examinaram a possibilidade de dinamitar uma área, próxima à Mina de San José onde estão as vítimas, na tentativa de acelerar o resgate. A ideia, contida no plano D, era entrar por uma chaminé, usando dinamite. Mas o risco de novos desabamentos e do agravamento da situação afastou a alternativa. As informações são da rede estatal de televisão do Chile, a TVN.

Desde o dia 5 de agosto, quando houve o soterramento dos mineiros, as autoridades definiram uma série de estratégias de resgaste denominadas planos A, B, C e agora D. Pela primeira proposta, apenas uma máquina seria acionada para perfurar o local a fim de retirar as vítimas, depois foi definido que era necessário colocar uma outra escavadora mais potente.

No entanto, na semana passada a segunda máquina, batizada de plano B, apresentou problemas técnicos permanecendo quebrada. No sábado (18), quando é comemorado o Bicentenário da Independência do Chile, o governo quer colocar em ação o plano C. Por este plano, será usada uma máquina petrolífera, que exige a implantação de uma plataforma própria para ser acionada.

Na espera pelo resgate, os mineiros são monitorados 24 horas por autoridades chilenas com o apoio de especialistas da Agência Espacial dos Estados Unidos (a Nasa). A ideia é evitar problemas de saúde física e mental, manter o nível de otimismo e o contato dos trabalhadores com os parentes e as autoridades.

Edição: Talita Cavalcante

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 24 de Março de 2017
Quinta, 23 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)