Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reprocessamento de leite é proibido, esclarece Dipoa

Rede Rural - 11 de fevereiro de 2006 - 08:39

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura informa que o reprocessamento térmico do leite é proibido pelo Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal brasileiro. O esclarecimento foi feito depois que o órgão tomou conhecimento de mensagem em circulação na Internet afirmando que os códigos numéricos existentes no fundo das embalagens de leite longa vida, indicados pelos algarismos 1, 2, 3, 4 ou 5, representariam o número de vezes que o produto foi reprocessado.

A explicação para a existência dos códigos foi dada pela empresa Tetra Pak, fabricante das embalagens usadas pelo leite UHT (Ultra Alta Temperatura), mais conhecido como longa vida. Segundo ela, os número q ue aparecem no fundo das caixas destinam-se exclusivamente ao controle de produção das embalagens. Não há qualquer relação entre eles e o produto que será posteriormente envasado.

Independentemente do significado dos códigos numéricos, o Dipoa determinou às Superintendências Federais de Agricultura nos estados que avaliem as condições operacionais das usinas de beneficiamento com o objetivo de identificar eventuais desvios que possam ser ligados o reprocessamento do leite UHT. A orientação do Dipoa é que qualquer ocorrência desse tipo que venha a ser identificada seja imediatamente corrigida.

SIGA-NOS NO Google News