Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/02/2005 13:53

Representantes de MS debatem cultura popular em Brasília

Luciano Shakihama / Campo Grande News

Dez propostas de ações públicas para as culturas populares serão temas de debates que acontecerão entre quarta-feira e sábado, em Brasília. O seminário nacional de Culturas Populares será realizado no complexo Cultural da Funarte e será aberto pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil.As propostas começaram a ser elaboradas em março de 2004 a pedido do Ministério da Cultura.
Segundo Carlos Oliveira, coordenador do Núcleo de Políticas Populares da SEC (Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul) e coordenador regional do Seminário Nacional, o ônibus com destino a Brasília sairá amanhã às 20 horas com 32 representantes das artes populares que envolvem desde o teatro, a música, o artesanato, produtores culturais, comunidades quilombolas, comunidades indígenas e técnicos da Secretaria de Cultura.
Segundo informações da SEC, 14 oficinas foram realizadas em diferentes Estados para a elaboração do documento final. Ao todo, mais de três mil pessoas participaram das discussões. De cada oficina, dez propostas foram fechadas.
Durante o Seminário, dez propostas consideradas prioritárias serão eleitas e farão parte de um grande projeto de inclusão das culturas populares que o Ministério da Cultura vai desenvolver em parceria com os Estados e municípios. Uma política para melhorar a circulação das produções, a destinação de uma cota mínima do orçamento do Ministério da Cultura e a criação de uma aposentadoria para os artistas populares também são pontos levantados na maioria das oficinas.
Há também propostas para criação de um circuito nacional, onde possa haver integração entre as diferentes culturas das regiões brasileiras e, para implantação do Instituto Nacional de Cultura Popular que articularia a relação com os Estados. Hoje, já existe o Centro Nacional de Cultura Popular (CNCP), coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O grupo de trabalho responsável pela organização do Seminário Nacional é formado pela Secretaria da Identidade e Diversidade Cultura do Minc, Fundação Palmares, CNCP e Fóruns de Cultura Popular do Rio de Janeiro e São Paulo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)