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Representante japonês sugere estratégia ao Brasil

Agência Câmara - 04 de março de 2005 - 08:48

O presidente do Japan External Trade Organization (Jetro), Teiji Akurai, aconselhou o Governo brasileiro a disponibilizar informações sobre o ambiente de investimentos no País de forma contínua e sistemática, com objetivo de aumentar suas exportações para o Japão. Ao participar do simpósio que avalia o comércio entre os dois países na Câmara Federal , Akurai sugeriu a divulgação de um "novo Brasil", em que as inovações tecnológicas sejam destaque.
Akurai disse que o Governo brasileiro deve promover a exportação de produtos não-tradicionais e apoiar, por meio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), as empresas do setor privado - especialmente as pequenas e médias - e planejar estratégias de venda com uma margem de cinco anos. Ele ressaltou também a necessidade de se enviar missões comerciais brasileiras - mesmo que pequenas, mas com freqüência - ao Japão.

Balança comercial
O presidente da Jetro disse que a participação do Brasil na balança comercial japonesa vem diminuindo ao longo dos anos. Ele afirmou que as exportações daquele país para o Brasil representavam, em 1976, 1,3% do total, colocando o Brasil como o 21º destino comercial dos produtos japoneses. Em 2004, esse percentual baixou para 0,4%, levando o País à 28ª colocação.
Akurai lembrou que as importações de produtos brasileiros pelo Japão também tiveram queda. Entre os principais produtos importados do Brasil pelos japoneses estão a soja, celulose, café, suco de laranja congelado e minério de ferro.


Reportagem - Marise Lugullo
Edição - Pierre Triboli

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