Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/12/2008 10:17

Reposição hormonal está associada ao câncer de mama

Agência Notisa

A conclusão é de pesquisadores de dois serviços suíços de ginecologia e obstetrícia.

Um tipo de câncer de mama, o câncer lobular, parece estar associado ao uso contínuo de reposição hormonal bem como à menopausa que é causada por remoção bilateral dos ovários. Esta conclusão é de estudo conduzido por pesquisadores da Suíça, cujos dados estão publicados em artigo da Archives of Gynecology and Obstetrics de novembro de 2008.

De acordo com a autora Rosanna Zanetti-Dällenbach e colegas, “de 1995 a 2004, foram diagnosticados 497 casos de câncer ductal, lobular ou ductolobular de mama em mulheres pós-menopáusicas, no departamento de ginecologia e obstetrícia do University Hospital Basel, na Suíça”. Os dados foram retirados dos arquivos dos pacientes e, para o estudo, os autores definiram que terapia de reposição hormonal contínua seria aquela ministrada por seis meses ou mais.

Segundo o texto, “dos 99 casos de câncer lobular, 72,7% eram cânceres lobulares invasivos, 21,2% eram cânceres ductolobulares invasivos e 6,1% eram cânceres lobulares in situ. Dos 398 casos de câncer ductal, 90,5% eram cânceres ductais invasivos e 9,5% eram cânceres ductais in situ” Além disso, ao todo, 144 mulheres foram enquadradas como usuárias de terapia hormonal contínua e 341 mulheres nunca haviam utilizado o tratamento, sendo que o status da reposição não pôde ser definido claramente em 12 mulheres.

A conclusão do trabalho, de acordo com os médicos, explicita que “o uso contínuo de terapia de reposição hormonal foi associado a um risco elevado de câncer lobular” – taxa de risco de 1,67 – e a ooforectomia bilateral pós-menopausa também – risco de 2,42.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)