Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reportagem provoca corrida a ''Eldorado'' de empregos

Adriano Gaieski/ABr - 04 de maio de 2004 - 10:14

A economia do município de Rio Verde, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará amanhã (5), é movida pela agricultura, pecuária – suínos e frangos, basicamente – e pela agroindústria. Considerada uma das regiões mais prósperas do Estado e do país, a cidade viveu há cerca de três meses uma situação insólita, que resultou num grave problema social.

Após a exibição de uma reportagem em rede nacional de televisão, em poucos dias mais de 10 mil pessoas chegaram à cidade em busca da qualidade de vida, da farta oferta de empregos e dos altos salários anunciados. Dos candidatos com curso superior àqueles sem formação profissional, eles lotaram os pequenos hotéis e pensões de Rio Verde.

Qualquer ponto de referência – hotéis, lojas, farmácias, postos de gasolina ou bares – era procurado pelos desempregados para obter mais informações. Mas quem mais sofreu foram os funcionários do Sine (Sistema Nacional de Emprego): a média de ligações chegou a 700 por dia e longas filas se formaram em busca de uma colocação no que logo chamaram de "Eldorado do mercado de trabalho nacional". Em épocas normais, o Sine recebe 550 pessoas, em média. Nos dias seguintes à divulgação da reportagem pela televisão, o número subiu para 1.000.

Em Rio Verde, do total de vagas de empregos oferecidas, 70% são preenchidas. E deste total, 15% são de pessoas vindas de diferentes regiões do País. Os números do Sine local revelam ainda o recebimento de 30 mil e-mails, 10 mil correspondências e mil mensagens por fax todos os meses. São currículos de jornalistas, dentistas, auxiliares gerais, administradores, entre outros profissionais.

A Divisão de Estatística do Sine local calcula que apenas 6% das pessoas que chegaram à cidade conseguiram algum tipo de colocação. À maioria deles restou o trabalho na informalidade, mas o prefeito Paulo Roberto Cunha informou que já foram providenciados ônibus para que muitos dos candidatos a empregos retornassem a suas cidades de origem.

SIGA-NOS NO Google News