Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Repasse de verba para merenda é suspenso em 91 municípos

Agência Brasil - 01 de outubro de 2007 - 14:03

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) suspendeu o repasse dos recursos destinados à merenda escolar em 91 municípios brasileiros. Com isso, as prefeituras não vão receber a parcela referente a setembro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A suspensão se deve ao término do mandato dos conselhos de alimentação escolar desses municípios há mais de 90 dias, sem que tenham sido escolhidos novos integrantes ou prorrogados os mandatos, caso esteja previsto em estatuto

De acordo com a assessoria do FNDE, Minas Gerais é o estado com maior número de municípios com repasse suspenso, 23 no total. Em seguida vêm São Paulo (18) e Santa Catarina (11). Segundo o FNDE, mais 394 municípios e três governos estaduais podem deixar de receber os recursos, caso não atualizem os mandatos de seus conselhos, vencidos nos últimos três meses.

Uma das exigências para receber os recursos do PNAE é que estados e municípios tenham Conselho de Alimentação Escolar. O grupo é responsável por acompanhar a execução do programa durante o ano e, no início do ano seguinte, enviar ao FNDE um parecer sobre a prestação de contas apresentada pela prefeitura.

Os conselheiros são indicados pelo Executivo, pelo Legislativo, pela sociedade e pela comunidade escolar para um mandato de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A relação dos municípios com conselhos de alimentação escolar vencidos está disponível na página eletrônica do FNDE (www.fnde.gov.br).

SIGA-NOS NO Google News