Cassilândia, Sábado, 07 de Dezembro de 2019

Últimas Notícias

22/11/2019 20:06

Renovação política ou mesmice maquiada?

Manoel Afonso

‘RENOVAÇÃO’ O MDB Estadual repetindo a estratégia do MDB nacional: fala em renovação e escolhe personagens ligados aos velhos caciques. Amei a pérola dita pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), na sua eleição (chapa única) para presidente da sigla: “o partido não precisa de governo para sobreviver”, esquecendo que o MDB foi sócio do PSDB e PT no Planalto. Aqui o partido com a cara de passado com ex-governador Puccinelli representado pelo ex-deputado Jr. Mochi no seu comando e o ex-senador Moka (MDB), ex-deputado federal Carlos Marum (MDB) também na retaguarda.


FOTOS IGUAIS Olhe quem estava na eleição do diretório nacional do MDB e nos últimos encontros do partido em Campo Grande. As mesmas caras. Lá, estiveram o ex-presidente Sarney ( 89 anos) e os ex-ministros Moreira Franco e Alexandre Padilha e outros derrotados nas urnas e alvos da Operação Lava Jato. A presença deste time constrangeu gente mais nova. O deputado gaucho Edson Brum desabafou: “Não me sinto à vontade. Vão sair fotos daqui que terei vergonha”. Aqui, a diferença apenas nas imagens desgastadas e envelhecidas pelo tempo de suas lideranças maiores.


TÁTICAS & PLANOS Há uma unânimidade no MDB de que seria suicídio enfrentar o prefeito Marcos Trad (PSD) no estilo ‘mano a mano’. Abre-se aí a discussão para tentar convencer lideres de outros partidos a lançarem candidatos a prefeito para provocar o 2º turno. Até o ex-governador Zeca do PT será convidado a integrar o que seria a reedição da famosa ‘Frente Ampla’ que no passado não saiu do papel contra o Governo Militar. O promotor Sergio Harfouche (PSC), Ricardo Ayache (PSB) e lideranças de partidos que estão longe dos holofotes também na lista de futuros contactos.


‘ARTE DA GUERRA’ Na conhecida obra do chinês Sun Tzu há dicas sobre a estratégia de vencer que se enquadram na situação do MDB que prioriza outra batalha (sucessão estadual) e que tem o pleito municipal como fase preparatória apenas. Mas enquanto isso o MDB tenta tirar o ex-governador Puccinelli do centro do debate para livrá-lo de possíveis medidas judiciais que recomendaram seu afastamento de cargos públicos. Mas André sabe que o político não pode tirar os olhos do calendário e do espelho – implacáveis, cruéis para todos os humanos na luta contra o tempo.


OUTRO ALVO Nos bastidores do MDB fica visível que a preocupação maior é tentar conter o crescimento do grupo político da Família Trad, levando-se a visibilidade que seus membros possuem hoje no cenário. Ao que parece, a lição na derrota para Alcides Bernal (PP) em 2012, sem grupo e estrutura partidária/financeira não foi assimilada como é recomendável no contexto da racionalidade. E olhe que depois disso o partido entrou numa rota descendente com escândalos diversos e até prisões mostradas na mídia nacional e nas redes sociais cada vez mais influentes no mundo da política.


‘O BODE NA SALA’ Como desassociar o ex-Secretário de Obras da Prefeitura de Campo Grande, ex-Secretário de Obras do Governo Estadual e ex-deputado federal Edson Giroto da figura do ex-governador Puccinelli? As duas pessoas e personalidades se fundiram ao longo desta relação de fidelidade recíproca que todos conhecem em várias situações que dispensam citações. Ainda preso, sem mandato político, Giroto sofre silenciosamente e de forma invejável não dispara acusações ou reclamações contra quer que seja. Tem absoluta consciência do preço que está pagando pelo ocorrido.


LAMAÇAL Não vamos nos enganar. Político idiota é justamente aquele que imagina encontrar o eleitor despreparado, desinformado e sem argumentos para defender seu ponto de vista. Aliás – nós jornalistas - estamos sofrendo a concorrência em matéria de opinar nas redes sociais. Eu tenho tido; com o advento do celular os currais eleitorais simplesmente acabaram. O eleitor está tendo a grande chance de aparecer, de se fazer ouvir e de mostrar sua opinião – doa a quem doer. Com sutileza ou não ele descarrega sua revolta contra o cenário e personagens. É a democracia da opinião.


ESPAÇOS Vão aparecendo e motivam batalhas internas nos partidos e grupos aliados. Falo disso porque especula-se sobre eventuais pretendentes a candidatura de vice prefeito de Marquinhos Trad em 2020. Além daqueles que a mídia já tem noticiado, sinto um movimento dentro do PSDB em tentar emplacar o nome do atual Secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Jaime Verruck, economista com graduações até no exterior, ex-diretor corporativo do Sistema FIEMS. Ele vem se destacando em várias pautas relacionadas aos projetos econômicos do Estado.


MIRIAM LEITÃO: “...Sim, o PT precisa fazer autocrítica. Na economia, certamente. Não por qualquer exigência de humilhação pública, mas porque é preciso saber se o partido, na eventualidade do retorno, repetirá ou não os mesmos erros. Quando o PT saiu do Planalto a economia estava em ruínas: o PIB encolhia 3,5%, a inflação havia batido em 10%, os juros estavam em 14% (hoje estão em 5%).o desemprego haviam disparado de 6% para 11,4% em um ano e meio, a dívida pública subia em espiral, o país perdera o grau de investimento, as contas públicas estavam no vermelho...”


DESPREPARO Sempre fui reticente quanto a decisão de se armar (até os dentes) os homens da Guarda Municipal de Campo Grande. A pergunta: estariam eles preparados psicologicamente para portar uma arma de fogo em algumas situações conflitantes? Infelizmente o noticiário mostra que o processo seletivo não consegue ser perfeito e o instinto de ‘autoridade’ aflora no cidadão após ganhar a farda e a arma. O episódio havido no Terminal Morenão é uma triste amostra do que continuará acontecendo. É preciso repensar a guarda e enquadrar seus homens.


SINDICATOS dos bancários apavorados com o avanço da tecnologia que está fechando bancos e demitindo gente. Os números não mentem: Nos últimos 12 meses foram fechadas 611 agências com 5.542 demissões. Banco do Brasil 463; Itaú 213; Bradesco 85; Caixa E.Federal 45 e Santander 50 agências. O pior: até 2010 1.200 agencias serão fechadas e 11.186 bancários na rua. Outro dado interessante: 6 em cada 10 transações são feitas hoje pelo celular ou computador. Com os sindicatos impotentes o prejuízo eleitoral será inegavelmente do PT. Os tempos mudaram ‘companheiros’!


REFERENDO Previsto na Constituição esse mecanismo legal é ignorado. Só em 2005 foi usado na questão das armas. Como o Congresso demora na decisão do caso da prisão de corruptos e bandidos o referendo poderia ser uma saída pratica e eficiente. Também poderia ser aplicado consultando diretamente o povo sobre a redução em um terço do número de congressistas. O referendo, muito usado na Itália por exemplo, é a democracia mais direta que há. A vontade direta da população expressa no referendo seria a quinta e insuperável instância. Mas os políticos temem o referendo. Porque será?


BOA & RUIM Semana com duas notícias sobre o deputado estadual Jamilson Name (PDT). A primeira previsível: venceu a batalha no Tribunal Regional Eleitoral e deixará a sigla sem perda do mandato. A segunda é péssima: teve seu nome envolvido no Clube de Pôquer na capital que teria fechado as portas com dívida trabalhista superior a R$300 mil reais para os 14 empregados . No livre exercício da imaginação da opinião pública o fato é mais um pingo no seu oceano de preocupações desgastantes com as prisões do pai e irmão alvos de graves acusações do conhecimento público.


A PERGUNTA que ouvi no saguão da Assembleia Legislativa: o deputado Jamilson Name terá estrutura emocional bastante para conseguir administrar tamanha turbulência familiar? Ao seu estilo discreto vem evitando tocar neste assunto junto à imprensa, mas a tendência – caso a situação processual dos familiares presos em Mossoró (RN) não seja revertida brevemente – é que ele tenha que atuar como a delicada situação naturalmente exige. Claro que o quadro é politicamente desgastante porque a mídia noticia e a opinião pública absorve e acrescenta o que lhe convém e repassa.


A GLOBO Sua situação lembra outras tantas empresas no Brasil: enquanto os proprietários estão ricos, elas capengam. E a explicação é simples: eles não querem tirar dinheiro do próprio bolso para injetar na Globo. Claro que ela fatura muito, beneficiada por incentivos fiscais e outras medidas generosas do Governo cresceu e virou potência.

Os irmãos Marinho figuram em recente lista dos 10 mais ricos do país, mas preferem cortar gastos e repensar a organização da Globo do que simplesmente cobrir rombos. As demissões e cortes mostram que nem a Globo é imune à crise. As tetas oficiais secaram.

GESTÃO ESTRATÉGICA: Na África todas as manhãs a zebra acorda sabendo que terá que correr mais que o leão para continuar viva. Na outra ponta o leão acorda consciente de que deverá correr mais que a zebra - se não quiser morrer de fome. Conclusão: Não faz diferença se você é zebra ou leão. Quando o sol nascer você tem que começar a correr.

NA INTERNET: “Bolsonaro precisa do Lula como o Batman precisa do Coringa – e vice-versa”.


VINICIUS MOTTA: “Quem tem mais poder: Super-homem, Thor, Mulher Maravilha, Aquaman ou um ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil”?


STANISLAW PONTE PRETA: “As crises políticas nacionais são tratadas de maneira tão sensacionalista pela imprensa brasileira que, se a gente estiver no exterior, ao ler um jornal brasileiro tem a impressão que, ao voltar, não encontrará mais o país.”

 


J.R. DURAN: “Como chama um cara que gosta do Trump e do PT? Trumpetista”!


O ANTAGONISTA: “Dias Toffoli pode tudo, só não precisa prestar contas à sociedade. Até quando”?


NA INTERNET: “Em Itaipu funcionários se cotizam para dar um belo presente de casamento a Lula – por ele ter levado a noiva para São Paulo”.

RÁPIDAS
Deputado Antonio Antonio Vaz (Republicanos): Questiona possível quebra do monopólio no transporte intermunicipal ; Presidente da Comissão Estadual da Saúde Intervirá junto ao Governo para atender reivindicações em prol do Hospital de Naviraí.
Deputado Evander Vendramini (PP): Pediu manutenção na sinalização da BR 262; requereu obras de pavimentação e drenagem no Conjunto Taquari em Coxim e viu sancionado seu projeto incluindo a festa de N.S. Candelária no calendário de eventos.
Deputado Lucas de Lima (Solidariedade): Estuda a viabilidade de viveiro de mudas de espécies nativas para reposição no Parque dos Poderes; recebeu visita de agentes do Instituto das Águas da Bodoquena e ganhou calendário de eventos anuais da entidade.
Deputado Marçal Filho (PSDB): Presente na reunião semanal da CCJR; Presente a reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social; acompanhou a visita do governador à Dourados – reforçando as reivindicações daquela comunidade.
Deputado Marcio Fernandes (MDB): Presidente da Comissão da Agricultura tem acompanhado as questões enfrentadas pela classe ruralista; insiste na conscientização da importância da vacinação no rebanho bovino para garantir qualidade e exportação.
Deputado Neno Razuk (PTB): Propõe formação de comissão para evitar fechamento de 22 escolas, inclusive a escola Carlos H. Schrader no Tiradentes; acompanhou a visita do governador à Dourados onde reforçou pessoalmente as reivindicações pontuais.
Deputado José C. Barbosa(DEM): Pediu instalação do Colégio Militar em Dourados: requereu alíquota zero de ICMS para os integrantes do Programa Peixe Vida; Destinou emenda parlamentar de R$80 mil ao Hospital Maternidade Porta da Esperança.
Deputado Capitão Contar (PSL): Deferido pelo Governo seu pedido de uma ponte no rio Aquidabã entre P. Murtinho e Bonito; em Brasília participou da 1ª. Convenção partidária da Aliança pelo Brasil em atendimento ao convite do presidente Bolsonaro.
Deputado Lídio Lopes (Patri): Presidiu reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social; Empossou Comissão provisória do Patriotas em Jardim; Presente na Cconferencia Nacional dos Legisladores Estaduais em Salvador, na Bahia.
Deputado Herculano Borges ( Solidariedade). Além das atribuições ao cargo de 2º Secretaria da Mesa Diretora ele participa de várias comissões legislativas; nesta semana recebeu a visita de lideranças de igrejas e entidades esportivas da capital e interior.
Deputado Gerson Claro (PP). Atento às sessões sem descuidar dos correligionários e lideranças diversas que o procuram na Assembleia Legislativa. Presente a sessão semanal da CCJR manifestando em vários projetos sob sua responsabilidade.
Deputado Londres Machado (PSD). Manteve contacto com vários prefeitos da Grande Dourados que foram fazer suas reivindicações ao Governador e esteve presente à várias audiências, quando reforçou os argumentos de seus companheiros partidários.
Deputado João H. Catan (PR): Atento às questões regimentais para maior agilização das sessões ordinárias; faz intervenções inteligentes; intensifica contactos para fortalecer suas bases partidárias na região de Paraíba e outras cidades do Bolsão.
Deputado Zé Teixeira (DEM) Defensor da classe produtora ruralista e batalhador em defesa do direito de propriedade, contra as invasões e atos que prejudiquem a paz no campo. Em Dourados acompanhou seus prefeitos na visita do governador Reinaldo.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Sexta, 06 de Dezembro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quinta, 05 de Dezembro de 2019
16:00
Direitos da pessoa com deficiência
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)