Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Renda do trabalhador cresce 8,96% no primeiro semestre

Keite Camacho / ABr - 04 de agosto de 2005 - 16:57

O aumento da renda do trabalhador foi o fator que mais cresceu na pesquisa Indicadores Industriais, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nos seis primeiros meses deste ano, o salário líquido dos trabalhadores industriais teve aumento de 8,96% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Analisando apenas o mês de junho, também houve alta: 8,69% em comparação com junho de 2004. "A expansão da atividade industrial em junho continua calcada no excepcional aumento das exportações, que têm batido recorde nos últimos meses, e a manutenção da demanda doméstica, que pode ter enfraquecido um pouco, mas continua crescendo em função do aumento da massa salarial", afirmou o economista Flávio Castelo Branco, coordenador da Unidade de Política Econômica da CNI.

De acordo com Castelo Branco, com o aumento dos salários, o poder de compra dos trabalhadores da indústria continua se expandindo. A expectativa é que continue assim nos próximos meses. "Isso deve se prolongar pelos próximos meses, talvez com ritmo menor, mas a seqüência de altas vai permanecer", disse.

Já o emprego mostra um ritmo mais lento de expansão, reagindo a uma desaceleração da atividade. Em junho, os postos de trabalho na indústria aumentaram 0,14%. "O mercado de trabalho perdeu um pouco de ritmo.

Ele reage com uma certa defasagem às dificuldades que foram impostas ao setor produtivo com a alta da taxa de juros no semestre e, portanto, o ritmo de crescimento corrente do emprego é bem reduzido e menor que o que observamos em 2004. Acredito que vá continuar crescendo, mas moderadamente", considerou. O resultado do levantamento, feito mensalmente junto à três mil empresas, foi divulgado hoje pela CNI.

SIGA-NOS NO Google News