Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2009 07:46

Renato Lustosa Sobrinho : O profissional da omissão

Renato Lustosa Sobrinho

O profissional da omissão



Muitas pessoas, em especial aquelas que se proclamam apolíticas costumam repudiar qualquer tipo de responsabilidade ou engajamento social, nos dias atuais é como se o compromisso com os ideais e as causas , fossem um erro crasso, A maioria dessas pessoas, no entanto, não se da conta de que elas mesmas, no dia a dia, já estão socialmente engajadas no ato de se omitir.

Ultimamente se omitir tem virado profissão, o profissional da omissão tem encontrado vasto campo de trabalho em nosso pais. Podemos encontrar o profissional da omissão trabalhando pelas ruas, nos hospitais, escolas, universidades e demais órgãos públicos. O lema do profissional da omissão é o não fazer nada, não importa quão grave ou urgente seja a situação, o cumprimento do seu dever esta na omissão completa e total, quando o profissional da omissão se manifesta ,ele o faz , única e exclusivamente virando as costas e dizendo que o problema não é dele.

São profissionais altamente treinados, pois convenhamos é praticamente impossível ficar neutro diante da corrupção, das injustiças, diante de lobbies poderosos que tem afrontando os interesses do bem estar comum.

Alguns profissionais da omissão fazem ate mesmo pós-graduação, eles adentram os colégios eleitorais sempre apoiados por outros omissos, e se especializam nas áreas de “Atravancamento da Maquina Publica”, “economia dos paraísos fiscais”, “prosopopéia flácida”, esta ultima é a especialidade de alguns reitores em varias partes do pais.

O único meio de acabar com o profissional da omissão é tendo e ensinando responsabilidade social, mas antes de tudo precisamos aprender o real significado deste termo.

Responsabilidade social não significa fazer parte de um partido, agremiação ou “tribo” qualquer, também não significa andar em grupos tentando convencer os outros a adotarem esta ou aquela posição , também não significa tapar os olhos e desobedecer à razão para afirmar seu ponto de vista , como se existisse apenas uma única verdade (a que defendemos ).

Responsabilidade social significa defender com coragem as nossas posições, mas apenas quando estas estão embasadas na verdade e no bem estar coletivo, significa fazer o que é certo mesmo quando ninguém mais o faz, e ainda que nossas posições venham a nos criar embaraços e problemas junto a patrões professores e figuras de autoridade em geral não devemos nos esquecer do nosso dever de fazer o que é correto. A Responsabilidade social pode ser resumida simplesmente nas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo “Devemos amar ao próximo como a nos mesmos”.

Se compreendermos estas verdades estaremos reduzindo o campo de trabalho do profissional da omissão e com certeza estaremos contribuindo para a criação de um mundo melhor.



"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade." [ Gandhi ]

ASS: Renato Lustosa Sobrinho

Acadêmico do curso de agronomia e matemática





O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos com autoria

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)