Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Renato Lustosa Sobrinho : O profissional da omissão

Renato Lustosa Sobrinho - 17 de maio de 2009 - 07:46

O profissional da omissão



Muitas pessoas, em especial aquelas que se proclamam apolíticas costumam repudiar qualquer tipo de responsabilidade ou engajamento social, nos dias atuais é como se o compromisso com os ideais e as causas , fossem um erro crasso, A maioria dessas pessoas, no entanto, não se da conta de que elas mesmas, no dia a dia, já estão socialmente engajadas no ato de se omitir.

Ultimamente se omitir tem virado profissão, o profissional da omissão tem encontrado vasto campo de trabalho em nosso pais. Podemos encontrar o profissional da omissão trabalhando pelas ruas, nos hospitais, escolas, universidades e demais órgãos públicos. O lema do profissional da omissão é o não fazer nada, não importa quão grave ou urgente seja a situação, o cumprimento do seu dever esta na omissão completa e total, quando o profissional da omissão se manifesta ,ele o faz , única e exclusivamente virando as costas e dizendo que o problema não é dele.

São profissionais altamente treinados, pois convenhamos é praticamente impossível ficar neutro diante da corrupção, das injustiças, diante de lobbies poderosos que tem afrontando os interesses do bem estar comum.

Alguns profissionais da omissão fazem ate mesmo pós-graduação, eles adentram os colégios eleitorais sempre apoiados por outros omissos, e se especializam nas áreas de “Atravancamento da Maquina Publica”, “economia dos paraísos fiscais”, “prosopopéia flácida”, esta ultima é a especialidade de alguns reitores em varias partes do pais.

O único meio de acabar com o profissional da omissão é tendo e ensinando responsabilidade social, mas antes de tudo precisamos aprender o real significado deste termo.

Responsabilidade social não significa fazer parte de um partido, agremiação ou “tribo” qualquer, também não significa andar em grupos tentando convencer os outros a adotarem esta ou aquela posição , também não significa tapar os olhos e desobedecer à razão para afirmar seu ponto de vista , como se existisse apenas uma única verdade (a que defendemos ).

Responsabilidade social significa defender com coragem as nossas posições, mas apenas quando estas estão embasadas na verdade e no bem estar coletivo, significa fazer o que é certo mesmo quando ninguém mais o faz, e ainda que nossas posições venham a nos criar embaraços e problemas junto a patrões professores e figuras de autoridade em geral não devemos nos esquecer do nosso dever de fazer o que é correto. A Responsabilidade social pode ser resumida simplesmente nas palavras de nosso Senhor Jesus Cristo “Devemos amar ao próximo como a nos mesmos”.

Se compreendermos estas verdades estaremos reduzindo o campo de trabalho do profissional da omissão e com certeza estaremos contribuindo para a criação de um mundo melhor.



"A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade." [ Gandhi ]

ASS: Renato Lustosa Sobrinho

Acadêmico do curso de agronomia e matemática





O Cassilândianews não se responsabiliza por artigos com autoria

SIGA-NOS NO Google News