Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/04/2006 19:19

Renan não dá prosseguimento à requerimento de CPI

Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou em Plenário nesta terça-feira (25) que não dará prosseguimento ao requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades no governo federal, subscrito por 34 senadores e apresentado pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE) à Mesa Diretora no último dia 19.

A decisão foi baseada em julgamento anterior da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que classifica como inconstitucional a criação de CPI sem fato determinado e objetivo para investigação.

- Para a constituição de CPI o fato determinado é essencial. É sagrado. Listar fatos difusos, desconexos, pulverizados ou genéricos não encontra respaldo na Constituição da República nem nos regimentos das Casas Legislativas e menos ainda no Supremo Tribunal Federal - disse, ressaltando que os fatos contidos no requerimento já foram objeto de investigação em outros âmbitos da Casa.

Renan também registrou sua competência para a decisão, citando o inciso XI do art. 48 do Regimento Interno do Senado, segundo o qual cabe ao presidente da Casa "impugnar proposições que lhe pareçam contrárias à Constituição, às leis, ou ao Regimento".

O presidente fez ainda um balanço positivo dos resultados alcançados no último ano pelas CPIs instaladas no Congresso (três mistas - CPMI dos Correios, do "Mensalão" e da Terra - e a CPI dos Bingos, no Senado).

- Nunca se investigou tanto. Como presidente, dei a elas todo apoio logístico e político, para que trabalhassem com autonomia e independência - disse.

Momentos depois no Plenário, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), como subscritora do requerimento, registrou que, em sua avaliação, os pressupostos constitucionais e regimentais da proposição haviam sido cumpridos.

Pelo requerimento apresentado pelo senador Almeida Lima, a CPI iria apurar:

"a) a violação ilegal do sigilo bancário de Francenildo Santos Costa junto à Caixa Econômica Federal; b) a relação mantida por Paulo Okamotto com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, pertinente a pagamentos de contas pessoais de sua excelência e de seus familiares; c) a relação mantida por Fábio Luiz Lula da Silva, ou por empresa de sua propriedade ou da qual seja sócio, com a Telemar Norte e Leste S.A., concessionária de serviço público federal de telefonia; d) a existência de tráfico de influência de familiares do presidente da República, a exemplo de Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá, irmão do presidente, na intermediação de demandas de empresários junto às estatais federais, e aos órgãos da administração pública federal, inclusive junto à presidência da República; e) a origem e destinação dos recursos, em reais e em dólares encontrados, na sala de embarque do Aeroporto de São Paulo, numa maleta e sob as roupas íntimas do senhor José Adalberto Vieira da Silva, assessor do deputado estadual petista do Ceará, José Nobre Guimarães".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)