Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Renan diz que Congresso recebe com naturalidade decisão

Agência Senado - 23 de março de 2006 - 09:04

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou nesta quarta-feira (22) que o Congresso Nacional recebeu com naturalidade a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter o instituto da verticalização para as eleições deste ano, deixando para 2010 a validade da emenda constitucional aprovada pelo Legislativo.

- É competência do Poder Judiciário. Não vai haver conflito nenhum. Nós recebemos com muita naturalidade essa decisão. Eu sempre defendi a verticalização como conceito, mas para ser aplicada depois de uma reforma política, porque é muito difícil verticalizar 29 partidos e realidades eleitorais diferentes em cada estado - afirmou.

Renan disse que, em relação ao PMDB, agora que as regras da eleição foram definidas, perde força o projeto de uma candidatura própria em função do engessamento causado pela verticalização nos estados. Para ele, este é o momento de "juntar os cacos, curar as feridas, decidir o que vamos fazer e colocar o partido na rua".

- Mantida a verticalização, fica muito difícil para o PMDB ter candidato próprio ou fazer uma aliança formal, quer seja com o PT, quer seja com o PSDB. O PMDB é o maior partido do Brasil, vai fazer a maior bancada no Senado, a maior bancada na Câmara dos Deputados, vai eleger o maior número de governadores e, em função da verticalização, claro que vai priorizar o fortalecimento nos estados para ampliar sua representação. Esse é o momento em que o PMDB poderá crescer como nunca cresceu antes - observou.

Renan explicou que a possível desincompatibilização dos dois ministros do PMDB vai depender de decisão do presidente da República e não do partido.

- Se houver necessidade de chamar o partido ou a bancada para decidir o que fazer, nós decidiremos, mas por enquanto não fomos chamados - afirmou.

SIGA-NOS NO Google News