Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

18/02/2004 14:07

Remédios terão novas bulas a partir do segundo semestre

Irene Lôbo/ABr

As dificuladades enfrentadas pelos consumidores para entender as bulas de remédios estão com os dias contados. Após o registro de muitas queixas dos consumidores, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu modificar a sua impressão. No dia 24 de março termina o prazo para que as indústrias farmacêuticas apresentem os novos textos ao órgão. A previsão é de que os novos impressos já estejam no mercado a partir do segundo semestre deste ano.

Entre as principais mudanças contidas na resolução que altera as bulas, publicada em junho do ano passado, está a determinação de que os remédios tenham dois tipos de orientação, uma para o público entender, elaborada com uma linguagem mais acessível, e outra, como a que já existe, para os profissionais de saúde.

A reclamação campeã dos consumidores é o tamanho pequeno das letras. Uma outra muito freqüente é que os textos são escritos numa linguagem tão técnica que inviabiliza a compreensão. A bula de um remédio para evitar rejeição a transplantes, por exemplo, indica como possíveis reações adversas hipertricose, hipertrofia gengival, erupções cutâneas, hipercalemia, hipomagnesemia e amenorréia.

Em entrevista ao programa NBR Entrevista, da TV a cabo da Radiobrás, a coordenadora do Projeto de Revisão de Bulas da Anvisa, Gilvânia de Melo, explicou que esses aspectos estão contemplados na nova legislação. “A resolução 140, além dos quesitos técnicos que foram mexidos, traz um reforço para que seja utilizada uma linguagem de melhor compreensão para o usuário de medicamento”, afirmou.

Para o consumidor Fernando Bonfim, de Brasília, as bulas deveriam ser menos técnicas, mais claras para aquelas pessoas que não entendem a área da medicina. “O que se nota é que essas bulas têm caracteres muito pequenos, que não dão condição para que o leigo possa entender o que realmente está ali, no sentido de ser bem orientado e saber o que está fazendo”, disse Bonfim.

O projeto já foi submetido à consulta pública - universidades, hospitais, órgãos de defesa do consumidor e entidades de classe puderam opinar sobre as mudanças na legislação. Também já foram escolhidos alguns medicamentos de referência para serem os primeiros a ter o texto de bula refeito. As empresas agora estão no chamado período de adaptação.

Além disso, a Anvisa também criará o Bulário Eletrônico - todas as bulas de remédios aprovadas pelo órgão estarão disponíveis na Internet. Também será feita uma publicação anual impressa com todas as bulas validadas pela Anvisa, além de informações adicionais sobre os medicamentos.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo Disque Medicamentos do Ministério da Saúde, no telefone 08006440644, ou no site da Anvisa, www.anvisa.gov.br.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)