Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Remédios terão novas bulas a partir do segundo semestre

Irene Lôbo/ABr - 18 de fevereiro de 2004 - 14:07

As dificuladades enfrentadas pelos consumidores para entender as bulas de remédios estão com os dias contados. Após o registro de muitas queixas dos consumidores, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu modificar a sua impressão. No dia 24 de março termina o prazo para que as indústrias farmacêuticas apresentem os novos textos ao órgão. A previsão é de que os novos impressos já estejam no mercado a partir do segundo semestre deste ano.

Entre as principais mudanças contidas na resolução que altera as bulas, publicada em junho do ano passado, está a determinação de que os remédios tenham dois tipos de orientação, uma para o público entender, elaborada com uma linguagem mais acessível, e outra, como a que já existe, para os profissionais de saúde.

A reclamação campeã dos consumidores é o tamanho pequeno das letras. Uma outra muito freqüente é que os textos são escritos numa linguagem tão técnica que inviabiliza a compreensão. A bula de um remédio para evitar rejeição a transplantes, por exemplo, indica como possíveis reações adversas hipertricose, hipertrofia gengival, erupções cutâneas, hipercalemia, hipomagnesemia e amenorréia.

Em entrevista ao programa NBR Entrevista, da TV a cabo da Radiobrás, a coordenadora do Projeto de Revisão de Bulas da Anvisa, Gilvânia de Melo, explicou que esses aspectos estão contemplados na nova legislação. “A resolução 140, além dos quesitos técnicos que foram mexidos, traz um reforço para que seja utilizada uma linguagem de melhor compreensão para o usuário de medicamento”, afirmou.

Para o consumidor Fernando Bonfim, de Brasília, as bulas deveriam ser menos técnicas, mais claras para aquelas pessoas que não entendem a área da medicina. “O que se nota é que essas bulas têm caracteres muito pequenos, que não dão condição para que o leigo possa entender o que realmente está ali, no sentido de ser bem orientado e saber o que está fazendo”, disse Bonfim.

O projeto já foi submetido à consulta pública - universidades, hospitais, órgãos de defesa do consumidor e entidades de classe puderam opinar sobre as mudanças na legislação. Também já foram escolhidos alguns medicamentos de referência para serem os primeiros a ter o texto de bula refeito. As empresas agora estão no chamado período de adaptação.

Além disso, a Anvisa também criará o Bulário Eletrônico - todas as bulas de remédios aprovadas pelo órgão estarão disponíveis na Internet. Também será feita uma publicação anual impressa com todas as bulas validadas pela Anvisa, além de informações adicionais sobre os medicamentos.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo Disque Medicamentos do Ministério da Saúde, no telefone 08006440644, ou no site da Anvisa, www.anvisa.gov.br.

SIGA-NOS NO Google News