Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Remédios subirão em média 3,18% no fim deste mês

14 de março de 2008 - 15:44

A Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) divulgou nota nesta tarde de sexta-feira (dia 13) anunciando os índices para aumento do preço de medicamentos no País. A partir do próximo dia 31, os remédios poderão ser reajustados no percentual médio de 3,18%.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informa que os reajustes foram estabelecidos para três faixas diferenciadas de medicamentos, segundo a participação de mercado destes produtos em relação aos genéricos. Para aqueles remédios que competem com genéricos e estes últimos têm participação de 20% ou mais faturamento do mercado, o aumento será de 4,61%.

Para aqueles que competem com genéricos e estes últimos têm participação entre 15% e 20% no faturamento do mercado, o reajuste será de 3,56%. Por fim, para os medicamentos inseridos em um mercado onde os genéricos têm faturamento abaixo de 15% do setor, o aumento será de 2,52%.

Além disso, para calcular o reajuste a Cmed também considerou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Ampliado) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o fator de produtividade e a variação dos custos do setor. Cerca de 20 mil remédios devem sofrer reajuste. Os medicamentos fitoterápicos e os homeopáticos não serão submetidos aos reajustes. O próximo aumento deve ocorrer em março de 2009.



Midiamax

SIGA-NOS NO Google News