Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Remédios falsos: Saiba a diferença entre eles e os verdadeiros

14 de julho de 2012 - 10:38

Dados do Comitê Nacional de Combate à Pirataria revelam que o Brasil é um dos países que mais consomem medicamentos clandestinos. Os remédios piratas chegam a ser 30 por cento dos remédios vendidos no país. Os danos à saúde vão desde o agravamento da doença à reações alérgicas. A farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição no Rio Grande do Sul, vinculado ao Ministério da Saúde, Luciane Lindenmeyer, dá

\"É muito importante que os medicamentos sejam comprados em farmácias, não em camelôs, em feiras. Quando comprar um medicamento, exigir a nota fiscal, conferir se a embalagem está íntegra, se ela não está rasgada, a impressão na caixinha não está borrada, as letras não podem estar fracas ou apagadas. Tem que verificar também a presença de lacre ou aquela raspadinha que tu raspa com metal e aparece escrito qualidade. Tem que conferir se tem o registro do medicamento no Ministério da Saúde, se tem número do lote e o prazo de validade e dentro do medicamento tem que ser o mesmo número do lote e o prazo de validade que está na caixinha. Todos os medicamentos têm que ter bula e essa bula não pode ser uma cópia xerox.\"

A farmacêutica Luciane Lindenmeyer recomenda que se o remédio que você costuma tomar pare de fazer efeito ou provoque reações adversas é preciso procurar um médico imediatamente. Se você achar que o remédio é falsificado, deve procurar também a autoridade sanitária da sua cidade.

Reportagem, Amanda Mendes


SIGA-NOS NO Google News