Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/12/2005 15:27

Relatório preliminar da CPI reforça tese do Mensalão

João Prestes / Campo Grande News

O relatório preliminar divulgado hoje pelo deputado Osmar Serraglio (PMDB0PR), relator da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Correios, reforça a tese de que existiu pagamento sistemático a parlamentares em troca de favores ao governo. Os dadosapontam coincidências no esquema gerido pelo empresário Marcos Valério e o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares.

O relatório aponta a concentração de pagamentos em dois períodos: em maio de 2003 - época em que houve intensa migração de parlamentares para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) - e entre janeiro e fevereiro de 2004, quando ocorreram várias filiações de parlamentares ao o Partido Progressista (PP).

Os integrantes da comissão descobriram ainda que, a partir de setembro de 2003, houve concentração de pagamentos em datas próximas às votações de interesse do governo. Portanto, os pagamentos não se resumiam a favorecer a aprovação de projetos, como também para “convencer” parlamentares a migrarem aos partidos da base aliada.

O documento foi elaborado com base no trabalho desenvolvido pela Sub-relatoria de Movimentações Financeiras da comissão, coordenada pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). A conclusão caracteriza o "mensalão" como um fundo de recursos utilizados especialmente no atendimento de interesses políticos partidários.

De acordo com o relatório, os pagamentos ao PP eram feitos em intervalos de 48h e 72 horas, sob a intermediação da corretora Bônus-Banval. Antes desse período, segundo o documento, o “mensalão” se concretizava pela retirada de recursos diretamente no caixa bancário.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)