Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Relatório da CPI dos Bingos pede indiciamento de 79

08 de junho de 2006 - 16:28


O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, apresentado hoje no Senado, pede o indiciamento de 79 pessoas e quatro empresas. Entre eles estão o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, e a empresa Getch Brasil.

A CPI criada em 29 de junho de 2005 para investigar a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado atuou em diversas frentes de apuração.

De acordo com o relatório, Palocci incorreu nos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. O documento afirma que ficou demonstrada a existência de fraude na varrição em Ribeirão Preto, na administração de Palocci.

A empreiteira Leão Leão é acusada pelo advogado Rogério Tadeu Buratti de pagar propina ao PT, e de receber tratamento preferencial da prefeitura de Ribeirão Preto em 2001 e 2002, em relação a outros prestadores de serviço. Já sobre Okamotto, o relator pede o indiciamento por lavagem de dinheiro e crime contra a ordem tributária. O presidente do Sebrae é citado em investigação sobre um esquema de corrupção nas prefeituras do interior.

O economista Paulo de Tarso Venceslau, ex-secretário de Fazenda de São José do Rio Preto, falou à CPI sobre irregularidades patrocinadas pela CPEM (Consultoria para Empresas e Municípios). Segundo ele, o responsável pela coleta de informações de contribuições entre as prefeituras era Okamotto.

Além disso, Garibaldi cita que o presidente do Sebrae saldou dívidas do presidente Lula e de sua filha Lurian. "O problema é que tais pagamentos nunca foram devidamente comprovados, dando margem à suspeita de que, na verdade, o dinheiro seja oriundo de caixa 2 que abastecia a tesouraria petista", diz o relatório. No documento final, o relator divide os pedidos de indiciamentos por casos.

O primeiro é sobre a Loteria do Rio de Janeiro, que foi um dos primeiros fatos que levou à criação da CPI e revelou um esquema de propinas envolvendo o mercado de jogos no Rio de Janeiro. Depois vem o caso da máfia do lixo em Ribeirão Preto. Em terceiro, o assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel.

Também há pedidos de indiciamento sobre irregularidades em financiamento de campanhas. E por último, pedidos de indiciamento sobre a renovação de contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Gtech. Neste caso, a CPI já havia divulgado relatório parcial pedindo o indiciamento de 34 pessoas, entre os 79 pedidos totais.

O relatório possui 1.400 páginas e está sendo lido na sessão de hoje. O texto ainda previsa ser votado nos próximos dias. As informações são do site de notícias da Radiobrás.

SIGA-NOS NO Google News