Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/06/2006 16:28

Relatório da CPI dos Bingos pede indiciamento de 79


O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, apresentado hoje no Senado, pede o indiciamento de 79 pessoas e quatro empresas. Entre eles estão o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, e a empresa Getch Brasil.

A CPI criada em 29 de junho de 2005 para investigar a relação das casas de bingo com a lavagem de dinheiro e o crime organizado atuou em diversas frentes de apuração.

De acordo com o relatório, Palocci incorreu nos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato, lavagem de dinheiro e improbidade administrativa. O documento afirma que ficou demonstrada a existência de fraude na varrição em Ribeirão Preto, na administração de Palocci.

A empreiteira Leão Leão é acusada pelo advogado Rogério Tadeu Buratti de pagar propina ao PT, e de receber tratamento preferencial da prefeitura de Ribeirão Preto em 2001 e 2002, em relação a outros prestadores de serviço. Já sobre Okamotto, o relator pede o indiciamento por lavagem de dinheiro e crime contra a ordem tributária. O presidente do Sebrae é citado em investigação sobre um esquema de corrupção nas prefeituras do interior.

O economista Paulo de Tarso Venceslau, ex-secretário de Fazenda de São José do Rio Preto, falou à CPI sobre irregularidades patrocinadas pela CPEM (Consultoria para Empresas e Municípios). Segundo ele, o responsável pela coleta de informações de contribuições entre as prefeituras era Okamotto.

Além disso, Garibaldi cita que o presidente do Sebrae saldou dívidas do presidente Lula e de sua filha Lurian. "O problema é que tais pagamentos nunca foram devidamente comprovados, dando margem à suspeita de que, na verdade, o dinheiro seja oriundo de caixa 2 que abastecia a tesouraria petista", diz o relatório. No documento final, o relator divide os pedidos de indiciamentos por casos.

O primeiro é sobre a Loteria do Rio de Janeiro, que foi um dos primeiros fatos que levou à criação da CPI e revelou um esquema de propinas envolvendo o mercado de jogos no Rio de Janeiro. Depois vem o caso da máfia do lixo em Ribeirão Preto. Em terceiro, o assassinato do prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel.

Também há pedidos de indiciamento sobre irregularidades em financiamento de campanhas. E por último, pedidos de indiciamento sobre a renovação de contrato entre a Caixa Econômica Federal e a Gtech. Neste caso, a CPI já havia divulgado relatório parcial pedindo o indiciamento de 34 pessoas, entre os 79 pedidos totais.

O relatório possui 1.400 páginas e está sendo lido na sessão de hoje. O texto ainda previsa ser votado nos próximos dias. As informações são do site de notícias da Radiobrás.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)