Cassilândia, Domingo, 20 de Maio de 2018

Últimas Notícias

22/11/2005 07:34

Relatório da CPI da Terra será apresentado hoje

Agência Brasil

O relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que analisa a questão fundiária brasileira será lido hoje (22), às 11 horas, no Senado, pelo relator, deputado João Alfredo (PSOL/CE). Criada em dezembro de 2003, a CPMI da Terra teve seu prazo prorrogado três vezes e será encerrada no próximo dia 30.

Ao longo de quase dois anos, a comissão realizou 43 reuniões e dez viagens, visitando nove estados; ouviu 125 pessoas, entre trabalhadores rurais, proprietários de terras, entidades, pesquisadores, representantes do governo e da sociedade civil; e analisou cerca de 75 mil documentos, entre relatórios, inquéritos policiais e processos judiciais. Também quebrou os sigilos bancário, fiscal e telefônico de 21 pessoas e entidades ligadas aos trabalhadores e aos proprietários rurais e analisou dezenas de convênios firmados pela União com essas entidades, entre 1998 e 2005.

O relatório, de cerca de 800 páginas, faz amplo diagnóstico sobre a situação fundiária brasileira, as causas da violência no campo, os programas e ações de reforma agrária e a legislação existente na área. O relator antecipou que fará 150 recomendações aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Ministério Público e Tribunal de Contas da União (TCU). Ele vai sugerir ainda uma emenda constitucional e quatro projetos de lei, além de alterações em leis existentes e recomendações para votação de projetos em tramitação na Câmara e no Senado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Maio de 2018
Sábado, 19 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Sexta, 18 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)