Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Relator pede a cassação do mandato de José Dirceu

João Prestes / Campo Grande News - 18 de outubro de 2005 - 15:37

O deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, terminou há pouco a leitura de seu relatório sobre a representação contra o deputado José Dirceu (PT-SP) e agora está anunciando seu voto em que justifica os argumentos para pedir a cassação do mandato do parlamentar petista. Delgado disse que a apuração dos fatos aponta indícios de que os atos do ex-ministro da Casa Civil no Palácio do Planalto são incompatíveis com o decoro parlamentar.

"Zé Dirceu fez conluio com Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT) para conseguir dinheiro para favorecer votações na Câmara dos Deputados em favor de projetos de interesse do governo", explicou Delgado, durante a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O deputado prossegue a leitura do relatório, que tem nove páginas. Em seguida ele lerá seu voto, que tem 54 páginas.

Dirceu é acusado pelo PTB de fraudar o andamento dos trabalhos legislativos visando a alteração do resultado das deliberações em favor do governo, praticando atos incompatíveis com o decoro parlamentar. A acusação se baseia em depoimentos prestados ao procurador-geral da República e à CPI dos Correios por Marcos Valério Fernandes de Souza e sua mulher, Renilda Santiago.

A votação do relatório por parte dos membros do Conselho de Ética, entretanto, deverá ser transferida para sexta-feira, uma vez que a deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) já anunciou que vai pedir vistas do parecer. Sendo aprovado o relatório no Conselho, a sorte de José Dirceu será decidida no plenário. Dirceu foi até meados desse ano o homem forte do governo Lula.

SIGA-NOS NO Google News