Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Relação entre altura e tamanho dos pés pode prejudicar sua coluna

Gazeta Esportiva - 31 de agosto de 2018 - 11:00

Na cultura oriental, a idolatria pelo pé feminino é antiga. Pés extremamente pequenos eram considerados belos por se parecerem com a flor de lótus. As famílias acreditavam, inclusive, que mulheres com pés grandes tinham dificuldade em arrumar marido. Tradição na China, a redução dos pés era extremamente dolorosa e aplicada às meninas ainda criancinhas: quebravam-lhes os dedos dos pés e, por meio de tiras de seda, estes eram enfaixados com grande pressão para que atrofiassem. A prática foi proibida em 1950.

Padrão brasileiro de medidas
Para o pesquisador Avila não existe uma padronização única entre os pés dos brasileiros. Ele conta que, no mínimo, podem ser classificados em três tipos – delgado, normais e robustos. “Isso é uma dificuldade para quem não tem o pé tido como ‘normal’. No segmento feminino, por exemplo, dentro de um mesmo comprimento de pé, a diferença de volume entre o membro mais delgado e o robusto é de aproximadamente 70 mm. Já no masculino, a variação chega a 90 mm para um mesmo comprimento de pé”, explica o pesquisador.

Ele defende a tese de que as indústrias devem pelo menos três perfis diferentes para cada número de calçado. Nos Estados Unidos, segundo ele, são cinco perfis diferentes para cada numeração.

O número médio de sapatos subiu cerca de dois números desde a década de 70, de acordo com estudo feito em junho de 2014, divulgado pelo Conselho de Podologia, um grupo profissional britânico. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Calçados, a indústria Brasileira vem registrando um deslocamento da demanda em direção a números maiores, mas que ainda não possui dados estatísticos ou informações de medidas tomadas pelas empresas em relação a esta mudança. Uma em cada 10 mulheres calça sapatos entre 31 e 33.

Maior e menor pé do mundo
Segundo o livro dos recordes, o Guiness Book, o maior pé do mundo pertence ao turco Sultan Kosen, de 26 anos. Com 2,51 de altura o pé dele mede 36,5 centímetros, o equivalente a um calçado com numeração 60. Sultan Kosen também possui a maior mão do mundo com 27,5 cm de uma ponta a outra.

O Guiness não identificou o menor pé adulto do mundo, mas se for proporcional ao tamanho, provavelmente deve pertencer ao colombiano Edward Nino Hernández, de 24 anos, que mede 70 centímetros de altura e é considerado o menor homem do mundo.
Devido a dificuldade em achar sapatos de tamanhos “fora do padrão” algumas empresas se especializaram em calçados feitos sob medida, pensando nesse tipo de público.

Relação entre altura x tamanho do pé
O tamanho do sapato normalmente é proporcional à altura. Em geral, as pessoas mais baixas têm pés menores, e as mais altas os pés maiores. Estas medidas nem sempre são exatas, mas, estatisticamente, a altura pode ser prevista de acordo com o tamanho do sapato

A ciência que estuda relações de dimensionamento do corpo humano é chamado de antropometria. O tamanho do sapato baseia-se em várias características, incluindo o comprimento, largura e altura do pé e, às vezes, o arco.

SIGA-NOS NO Google News