Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/12/2004 14:45

Relação dívida/PIB deve cair três pontos percentuais

Daniel Dutra / ABr

O secretário do Tesouro, Joaquim Levy, estima que a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair três pontos percentuais neste ano. Segundo ele, isso pode colocar o Brasil no caminho do crescimento sustentável. "Se você fizer o cálculo que outros países fazem, a diminuição, do final de 2002 para agora, é praticamente de 10 pontos percentuais. O Brasil vai poder funcionar com maiores margens e isso significa um custo de financiamento menor e níveis de risco baixos", afirmou.

O secretário participou hoje (10) da entrega do 9º Prêmio Tesouro Nacional, que visa estimular a pesquisa no campo das finanças públicas. Foram premiadas 17 monografias, feitas em grupo ou individualmente, que enfocaram a área de finanças, abrangendo as três esferas do governo: União, estados e municípios.

Um dos três trabalhos premiados na área de Tributação, Orçamentos e Sistemas de Informação sobre a Administração Financeira Pública propõe a criação de uma nova alíquota no cálculo do imposto de renda. A alíquota, chamada de assintótica, seria cobrada dos contibuintes de renda elevada. Caso estivesse em vigor, o estudo aponta que a alíquota deveria ser de 37,3%, na média. Atualmente, no Brasil, a aliquota mais elevada arrecada 27,5%.

Levy afirmou que nos Estados Unidos a alíquota assintótica chega a 50%, mas o aumento no Brasil não é prudente. "O problema é que, com alíquotas muito altas, as pessoas começam a pensar que talvez seja melhor não trabalhar tanto. A gente tem que ter cuidado para as alíquotas não serem altas não só pela sonegação, mas para não desestimular o trabalho.Temos alíquotas numa faixa que chega a um bom equilíbrio", defendeu.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)