Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Relação dívida/PIB deve cair três pontos percentuais

Daniel Dutra / ABr - 10 de dezembro de 2004 - 14:45

O secretário do Tesouro, Joaquim Levy, estima que a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) deve cair três pontos percentuais neste ano. Segundo ele, isso pode colocar o Brasil no caminho do crescimento sustentável. "Se você fizer o cálculo que outros países fazem, a diminuição, do final de 2002 para agora, é praticamente de 10 pontos percentuais. O Brasil vai poder funcionar com maiores margens e isso significa um custo de financiamento menor e níveis de risco baixos", afirmou.

O secretário participou hoje (10) da entrega do 9º Prêmio Tesouro Nacional, que visa estimular a pesquisa no campo das finanças públicas. Foram premiadas 17 monografias, feitas em grupo ou individualmente, que enfocaram a área de finanças, abrangendo as três esferas do governo: União, estados e municípios.

Um dos três trabalhos premiados na área de Tributação, Orçamentos e Sistemas de Informação sobre a Administração Financeira Pública propõe a criação de uma nova alíquota no cálculo do imposto de renda. A alíquota, chamada de assintótica, seria cobrada dos contibuintes de renda elevada. Caso estivesse em vigor, o estudo aponta que a alíquota deveria ser de 37,3%, na média. Atualmente, no Brasil, a aliquota mais elevada arrecada 27,5%.

Levy afirmou que nos Estados Unidos a alíquota assintótica chega a 50%, mas o aumento no Brasil não é prudente. "O problema é que, com alíquotas muito altas, as pessoas começam a pensar que talvez seja melhor não trabalhar tanto. A gente tem que ter cuidado para as alíquotas não serem altas não só pela sonegação, mas para não desestimular o trabalho.Temos alíquotas numa faixa que chega a um bom equilíbrio", defendeu.

SIGA-NOS NO Google News