Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

14/11/2003 07:36

Rejeitada equiparação de correspondente a bancário

Agência Câmara

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara Federal rejeitou o Projeto de Lei 3859/00, do deputado Coroliano Sales (PDT-BA), que regulamenta a atividade de empregado de correspondente bancário. A proposta enquadra o empregado de pessoa jurídica ou física que atue como correspondente bancário nos artigos da CLT que tratam da jornada de trabalho da categoria dos bancários, já que os correspondentes desempenham esse tipo de serviço.

REJEIÇÃO
A figura do correspondente bancário foi criada pela Resolução 2707/00 do Conselho Monetário Nacional. O objetivo era permitir que a população de localidades distantes ou de bairros pobres, sem escala suficiente para justificar a instalação de uma agência bancária, tivessem acesso a alguns serviços básicos, tais como recepção e encaminhamento de abertura de contas correntes e poupança, pagamento de contas e aplicações. Os principais agentes que se tornaram correspondentes bancários foram as agências lotéricas e de correios.
Para o relator do projeto rejeitado, deputado Léo Alcântara (PSDB-CE), as atividades bancárias são apenas parte da operação desses estabelecimentos, portanto não caberia enquadrar seus funcionários nas normas da CLT próprias de bancários. "Não há estudos que indiquem o percentual de empregados das agências lotéricas e de correios que atua em serviços bancários. A adoção da jornada de trabalho dos bancários tenderia a reduzir a flexibilidade das relações trabalhistas nesse segmento, o que poderia implicar aumento de custo e, por conseguinte, abandono da atividade de correspondente bancário, justifica o parlamentar.

O projeto foi encaminhado ao exame da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, onde aguarda designação de relator.



Reportagem – Márcia Schmidt
Edição – Rejane Oliveira

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Setembro de 2020
Sábado, 19 de Setembro de 2020
Sexta, 18 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)