Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

10/08/2004 15:02

Rejeição na sala de aula afeta desempenho escolar

A rejeição que alguns estudantes sofrem na sala de aula, seja por parte dos colegas ou dos professores, tem impacto no desempenho escolar, principalmente entre as crianças da 4ª série do ensino fundamental. A média de rendimento dos alunos que se sentem "deixados de lado" na turma fica abaixo da obtida por aqueles que não vivenciam a mesma situação. Os dados constam do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que revela, pela primeira vez, a influência da rejeição e da amizade na sala de aula no desempenho do estudante.
Na 4ª série, 13% dos alunos declaram se sentir "deixados de lado" na sua turma; outros 34% afirmam que essa situação ocorre de vez em quando; para 52% não há rejeição; e 1% não respondeu. Entre o conjunto de estudantes que dizem sempre se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a média foi de 145,3 na prova de Língua Portuguesa do Saeb de 2003. Enquanto a pontuação dos que declararam nunca terem sido rejeitados na turma chegou a 178,5, ou seja, 33,2 pontos a mais. Em Matemática, a diferença é de 29,4 pontos (185,2 a 155,8). Os números foram divulgados hoje, 10, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
"Esses dados devem ser tratados a partir da idéia de que a existência de um ambiente escolar harmonioso e voltado para o aprendizado eleva o desempenho médio dos estudantes. Fatores como amizade e rejeição influem na construção de um clima favorável ou desfavorável ao aprendizado", explica Carlos Henrique Araújo, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.
A média geral no Saeb 2003 na 4ª série foi de 169,4 em Língua Portuguesa e 177,1 em Matemática, numa escala única para todas as séries avaliadas (4ª e 8ª do ensino fundamental e 3ª do ensino médio) que vai até 500 pontos. As provas foram aplicadas a uma amostra de 300 mil alunos, representativa das redes públicas e particulares de ensino.
Na 8ª série do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, onde 12% e 9% dos estudantes, respectivamente, declaram se sentir "deixados de lado" na sala de aula, a influência da rejeição é menor. Na 8ª série, a diferença entre a média deles e dos que afirmam não serem rejeitados é de 14 pontos, na prova de Língua Portuguesa (233,8 a 220), e, na 3ª série, de 10 pontos (267,7 a 258). (João Luiz Mendes)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)