Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reitores alertam sobre as dificuldades nas universidades

Lúcia Nórcio/ABr - 10 de fevereiro de 2004 - 09:06

O sistema público de ensino foi tema de debate, nesta capital, durante encontro que se encerra hoje, reunindo reitores de 54 universidades federais do País. A conclusão dos participantes é que o governo precisa agir com urgência para salvar o ensino superior de um colapso. Eles alertam que as universidades perderam 77% da sua capacidade de investimentos em apenas cinco anos. Alegam que os recursos para as despesas básicas, como água e luz, tiveram uma retração de 24%.

Com orçamento restrito e salários defasados, as instituições estão perdendo parte de seus professores. Muitos estão requerendo aposentadoria e passam a trabalhar em universidades particulares.Os reitores estão confiantes que as mudanças ocorram na gestão do novo ministro da Educação, Tarso Genro, que pretende ver a reforma universitária aprovada até o fim do ano.

O evento, que trata da democratização do acesso e a expansão das instituições, é o primeiro de cinco que resultarão em um documento a ser entregue em maio ao ministro. Os demais serão realizados em outros estados.


SIGA-NOS NO Google News