Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reitor da UFMS confirma extensão para Chapadão

Jovemsulnews (Josemara Z. Archilha) - 13 de julho de 2005 - 14:38

Cassilândia News
Cassilândia News

Na noite desta terça-feira, dia 12 de julho, esteve em Chapadão do Sul o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Manoel Catarino Paes Peró.

Houve na Câmara Municipal uma audiência para que o Professor Peró desse a notícia de que o MEC acenou positivamente quanto à instalação de uma base do núcleo de ciências agrárias da UFMS em Chapadão do Sul.

Estiveram presentes para ouvir a boa nova o prefeito Jocelito Krug, vereadores, secretários, agrônomos, universitários e mestres da FACHASUL.

Segundo o magnífico reitor, a exigência do MEC é a contrapartida do município com a infra-estrutura, que deve seguir um padrão estabelecido pelo Departamento de Obras da Universidade. Dependerá, a partir de agora, da prefeitura municipal construir a base da UFMS com 5 salas de aula, 1 biblioteca, 1 laboratório e 1 sala para o administrativo.

Por sua vez, o prefeito municipal iniciará a busca por recursos junto aos empresários e governo para que tão logo seja construída a obra exigida para a efetiva instalação do curso de agronomia em Chapadão do Sul.

Existe ainda a possibilidade de ser autorizado o funcionamento inicial do curso de agronomia em prédio privado, desde que haja no mínimo um documento que firme o compromisso da construção da base da UFMS.

Além da concessão da Unidade da UFMS, o MEC também disponibilizará 10 professores graduados como mestres e doutores que serão convocados através de concurso federal. Não se tem data prevista para o concurso dos professores.

Sugeriu o reitor que a prefeitura instale a universidade em um local com possibilidade de crescimento, pois há grande probabilidade de que Chapadão do Sul seja base de outros cursos além dos agrários. Explicou que em outros municípios foi necessária a criação de mais de uma unidade e que isso descentraliza a administração. “A unidade de Campo Grande, por exemplo, ainda pode ser bastante expandida”.

Ao final da audiência, o prefeito municipal, indicou aos vereadores o pedido de concessão do título de cidadão chapadense ao magnífico reitor Peró.

SIGA-NOS NO Google News