Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/06/2015 08:05

Reitor da UEMS é reeleito com 89% de aprovação e vai administrar 207 milhões

Antonio Marques, Campo Grande News
Reitor Fábio Edir é reeleito com quase 90% de aprovação para mais 4 anos à frente da UEMS (Fotos: Ademir Almeida DouradosNews)Reitor Fábio Edir é reeleito com quase 90% de aprovação para mais 4 anos à frente da UEMS (Fotos: Ademir Almeida DouradosNews)

Com quase 90% de aprovação, o reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir, foi reeleito para mais quatro anos de gestão. Foi a primeira vez na história da instituição que não houve disputa para o cargo. Na eleição anterior cinco chapas concorreram, quando Edir assumiu a reitoria em 2011. O orçamento anual que era de R$ 68 milhões naquele ano, em 2015 é de R$ 207 milhões.

Para Fábio Edir, o fato de não haver disputa já refletiu o reconhecimento do trabalho desenvolvimento à frente da reitoria. “A votação apenas confirmou que nosso trabalho foi aprovado, mas ainda assim temos consciência que há muito a fazer.”

A UEMS foi criada pela Constituição Estadual de 1979, pelo então governador Pedro Pedrossian com sede e foro na cidade de Dourados. Atualmente está presente com cursos em 21 municípios e tem sede em 15. A sede própria de Capital, em fase final de acabamento, deve ser entregue até o final deste mês, segundo o reitor.

De acordo com a assessoria da Universidade, atualmente a instituição oferece 58 cursos de graduação e 15 de pós-graduação, sendo 13 mestrados e 2 doutorados, um de Recursos Naturais, em Dourados; e o mais recente, de Agronomia, no campus de Aquidauana. Foi a primeira universidade estadual da região Centro-Oeste a criar curso de doutorado.

A UEMS ainda é a única universidade a oferecer 10% de reserva de vagas para indígenas e 20% para cota socio-racial, para alunos negros que estudaram em escolas públicas. O ingresso só ocorrer por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pelo Sisu (Sistema e Seleção Unificada).

Dentre os desafios para a nova gestão, que iniciará em setembro deste ano e vai até 2019, o reitor disse que será a descentralização das atividades e a redefinição da estrutura administrativa. Em relação a tão esperada sede de Campo Grande, Fábio Edir revelou que não está previsto ampliação de cursos no momento, “queremos consolidar os cursos existentes”. Na Capital são oferecidos oito graduações e três cursos de mestrados.

Atualmente são atendidos cerca de 9,5 mil acadêmicos, considerando os cursos de EAD (Educação à Distância). Conforme a assessoria da UEMS, estão previstos para os próximos anos mais 11 pólos de EAD, espalhados pelos municípios de Mato Grosso do Sul.

O professor Fábio Edir é bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro (1991). Tem mestrado (1994) e doutorado (1999) em Zoologia também pela UNESP/Rio Claro (SP).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)