Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reinaldo Gaspar - Eleições: O eleitor é o culpado

Reinaldo Gaspar/Rádio Liberdade FM - 20 de março de 2008 - 11:03

Em ano de eleição novamente volta à tona a discussão sobre o voto ético.
O Tribunal Superior Eleitoral, como sempre faz, lança campanha orientando o eleitor de todo o Brasil sobre o voto consciente.
Mas duas perguntas ainda continuam sem respostas.
Será que essa campanha realmente funciona e estaria essa campanha sendo feita corretamente?
A primeira pergunta é motivada pelo fato de que a história nunca muda, ou seja, passa campanha, entra campanha, e não se percebe nenhuma evolução no quadro. Sem generalizar, as pessoas continuam se comportando exatamente da mesma forma, onde cada voto tem seu preço. E o preço, como todos sabem, depende da necessidade e criatividade. Pode ser do remédio ao material de construção, passando pela tradicional cesta básica.
Já a segunda pergunta merece uma reflexão maior. A campanha pelo voto consciente coloca o eleitor como vitima e o candidato como culpado. Seria como se todo candidato estivesse pelas ruas procurando votos para comprar e o eleitor, esse pobre indefeso, não teria como resistir a tentação.
Essa é a questão principal. Apesar de parecer absurdo, o cenário é exatamente o contrário. Com raras exceções, o candidato quer o voto pela ideologia enquanto o eleitor já tem o preço em mãos do seu e demais votos sob sua influência. Basta ter a oportunidade de se aproximar do candidato para iniciar a negociação. E azar do candidato que se recusar a pelo menos a ouvir a proposta.
Esse é o foco. A campanha de conscientização deve mirar o eleitor. De forma orientativa, num primeiro momento, e punitiva caso seja necessário. Mas deve-se demonstrar através de ações claras que ninguém ficará impune, mesmo sabendo ser isso praticamente impossível.

SIGA-NOS NO Google News