Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/07/2013 11:06

Rei da Bélgica abdica do trono em favor do primogênito

Renata Giraldi*, Agência Brasil

Brasília – O rei da Bélgica Alberto II abdicou hoje (21) do trono em favor do filho mais velho, Filipe, de 53 anos. Alberto II assinou a ata de abdicação, na sala do trono do Palácio Real de Bruxelas, com mais de duas centenas de convidados e integrantes do governo. Ele apelou para que os políticos belgas trabalhem pela “coesão da Bélgica".

O país é uma monarquia constitucional e tem sistema de Parlamento bicameral – com Senado e Câmara de Deputados. Como acontece no Brasil, o voto é obrigatório na Bélgica. O rei é o chefe de estado, mas tem prerrogativas limitadas, embora seja o responsável pela nomeação dos ministros, inclusive o primeiro-ministro.

Apesar dos esforços dos reis, a Bélgica é uma país dividido internamente entre os descendentes de franceses e holandeses – valões e flamengos, respectivamente. No Parlamento, o número de representantes que falam os dois idiomas é igual.

De acordo com analistas internacionais, o primeiro desafio do novo rei será a eleição legislativa belga, que acontece em maio de 2014. Em entrevistas anteriores, o novo rei disse estar "bem consciente das responsabilidades". Na região de Flandres, aumentam as ações num movimento de independência.

O novo rei fez carreira militar, antes de estudar em Oxford, no Reino Unido, e em Stanford, nos Estados Unidos. É apontado como um homem de personalidade introvertida e pouco confortável na presença em público. Filipe é casado com Matilde e têm quatro filhos, entre os quais a princesa Elizabete, que deve ser a primeira rainha da Bélgica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Denise Griesinger

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)