Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

31/01/2008 13:12

Regras para telefonia móvel vão mudar a partir do dia 13

Humberto Marques - Campo Grande News

A Agência Nacional de Telecomunicações mudará a partir de 13 de fevereiro as regras de atuação para a telefonia móvel no País. A medida, conforme o G1, foi motivada diante do alto número de reclamações na Anatel do serviço: em 2007, foram mais de 360 mil queixas. Com as mudanças, o órgão espera resolver problemas voltados às contas, atendimento, promoções e cancelamento de linhas.

A partir de 13 de fevereiro, as empresas de telefonia celular terão 24 horas para cancelar a linha, a partir do pedido do consumidor. A cobrança de chamadas antigas (feitas há mais de dois meses) só será feita após negociação com o usuário, sendo discriminadas em faturas separadas. Outra medida é a isenção de tarifa em chamadas para serviços de emergência – mesmo que o consumidor estiver fora da área em que reside e, em caso de telefones pré-pagos, se não houver créditos.

A Anatel ainda determinou a portabilidade do número, isto é, caso o usuário decida trocar de plano, poderá manter o número utilizado, mesmo que a migração seja de pré para pós-pago e vice-versa.

Contratos de não-pagamento só poderão ser cancelados após serem transcorridos 90 dias, e o cliente poderá solicitar gratuitamente a suspensão temporária do serviço, por até um ano. E, se preferir rescindir o contrato, o usuário poderá pleitear na Aneel o cancelamento do mesmo, desde que comprove a prestação inadequada do serviço.

A Anatel também estabeleceu que, a cada seis meses, os usuários poderão solicitar gratuitamente uma comparação entre planos alternativos, para definir se continuam ou não com o sistema.

Pré-pago – Atualmente, 80% dos celulares do Brasil funcionam no sistema pré-pago. De olho nesse nicho, a agência exigiu que os créditos passem a ter prazo de 180 dias, contra os atuais 90. Além disso, o consumidor não perderá mais o crédito que ele não usar – os mesmos serão somados aos créditos adquiridos na próxima inclusão.

Outra mudança, mas em longo prazo, refere-se ao atendimento pessoal. As operadoras terão até 2012 de cobrir todo o País com esse tipo de atendimento aos seus clientes.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)