Cassilândia, Sexta-feira, 19 de Abril de 2019

Últimas Notícias

26/10/2018 07:01

Regras da Lei Seca adotadas no 1º turno serão repetidas no domingo

Humberto Marques, Campo Grande News
Portaria do TRE estabelecendo regras da Lei Seca foram baixadas nesta quinta-feira. (Foto: Arquivo)Portaria do TRE estabelecendo regras da Lei Seca foram baixadas nesta quinta-feira. (Foto: Arquivo)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) repetirá a fórmula adotada para a Lei Seca no primeiro turno das eleições, em 7 de outubro, e adotará restrições parciais à venda de bebidas alcoólicas no Estado neste domingo (28) –quando ocorrerá a votação no segundo turno. Assim, das 3h às 17h, estará proibido o consumo de álcool em estabelecimentos comerciais e locais abertos ao público. A exceção são os estabelecimentos que funcionam somente como restaurante no horário de almoço, das 11h30 às 14h30.


Portaria regulamentando a Lei Seca no segundo turno foi publicada nesta quinta-feira (25), prevendo também punições por descumprimento à legislação, considerado crime de desobediência, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.

Embora o consumo em tais locais seja proibido, a comercialização de bebidas segue liberada. A portaria também alerta a população em relação ao consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição. Conforme o aviso, apresentar-se publicamente embriagado é contravenção penal. Da mesma forma, provocar tumulto no processo eleitoral é crime, também com previsão de detenção e multa.


A portaria foi assinada pelo vice-presidente e corregedor eleitoral em substituição legal, Dorival Pavan. A medida foi tomada diante da necessidade de ação preventiva para garantir “a ordem e a tranquilidade no dia das eleições”, bem como o fato de o consumo de bebidas alcoólicas na data “comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto” –tornando a proibição do consumo meio eficaz para dar segurança na data, em especial nos locais de votação.


No primeiro turno, em meio às 17 notícias de crimes eleitorais, houve apenas o caso de duas pessoas presas em Bonito –a 257 km de Campo Grande– consumindo bebida alcoólica em local público durante o horário de vigência da Lei Seca.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 19 de Abril de 2019
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do dia
Quinta, 18 de Abril de 2019
10:00
Receita do dia
07:16
Paraiso das Águas/Chapadão do Sul
Quarta, 17 de Abril de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)