Cassilândia, Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

20/02/2007 09:41

Registro de ocorrência na delegacia, agora pela internet

Kelly Oliveira/ABr

A Polícia Civil do Distrito Federal quer incentivar o registro de ocorrências menos graves por meio da internet, principalmente neste período de feriado prolongado em que aumenta em 30% o número de ocorrências. Além do DF, cinco estados têm delegacias virtuais (RJ, SP, SE, TO e MT).

“Devido aos dias festivos, ocorre maior número de furtos e de extravio de documentos. Para a polícia, ajuda muito o registra da ocorrência pela internet, porque vamos ter os balcões das delegacias mais vazios”, afirmou a diretora da Divisão de Controle de Denúncias e Ocorrências Eletrônicas da Polícia Civil do DF, Virginia Aparecida Ribeiro Neto.

“Com a delegacia virtual, o policial civil tem mais tempo para apurar as ocorrências relevantes. E para a população, esses fatos são registrados de maneira mais cômoda”, acrescentou.


As ocorrências que podem ser registradas pela internet são: acidente de trânsito sem vítima, aviso de desaparecimento ou localização de pessoa, extravio (perda de documentos pessoais ou celulares, por exemplo) e furto simples (quando não há vestígios, como sinais de arrombamento, impressões digitais ou marcas de escalada de muro).

A diretora explicou que, mesmo quando a vítima não tem pistas do criminoso, é importante registrar as ocorrências para facilitar o trabalho de identificação dos locais onde há maior número de crimes. “A Polícia Civil trabalha muito com dados estatísticos. Então, onde houver maior incidência de furtos, a polícia pode aumentar a fiscalização, colocar mais homens na rua e chegar à autoria dos delitos”, disse.

Para fazer o registro, é preciso ter no mínimo 18 anos, os dados pessoais e do fato. Além disso, a ocorrência tem que ser referente a fatos ocorridos dentro dos limites do estado que possui delegacia virtual . Quando há erros no preenchimento das ocorrências, os policiais ligam para vítima para corrigir os dados.

A ocorrência on-line é registrada da mesma forma que no balcão de uma delegacia. Depois de seguir os trâmites normais na delegacia da área do crime, a ocorrência registrada e com assinatura virtual do delegado responsável é envidada por e-mail para a vítima.

Virginia Aparecida conta que no Distrito Federal a Delegacia Virtual foi criada em março do ano passado. Em 2006, foram registradas cerca de 12 mil ocorrências e a expectativa é de que, neste ano, o número aumente para 25 mil. “À medida que as pessoas vão usando a delegacia virtual, elas vão comentando com os amigos e aumenta a procura”, afirmou a delegada.


Confira os endereços de delegacias virtuais:

Rio de Janeiro

www.delegaciavirtual.rj.gov.br

São Paulo

www.policia-civ.sp.gov.br

Sergipe

www.delegaciavirutal.se.gov.br

Tocantins

www.ssp.to.gov.br/delegaciavirtual

Distrito Federal

www.pcdf.df.gov.br/sistemas/dp_virtual/default.asp#

Mato Grosso

www.delegaciavirtual.mt.gov.br/delegacia

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Domingo, 19 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Sábado, 18 de Novembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)