Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

28/08/2006 19:42

Registro de marcas e patentes poderá ser feito pela net

Irene Lôbo/ABr

O registro de marcas e patentes feitos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) será feito, em breve, por meio eletrônico. O anúncio foi feito pelo presidente do órgão, embaixador Roberto Jaguaribe, durante a palestra hoje (28) preparatória do 26º Seminário Nacional da Propriedade Intelectual, em Brasília. Jaguaribe discutiu a evolução recente e as perspectivas do INPI e o novo sistema eletrônico “E-marcas”.

“O INPI será totalmente disponibilizado através da internet, seja para a obtenção de serviços dessa natureza, marcas ou patentes, ou obtenção de informações tecnológicas”. Segundo o embaixador, o sistema eletrônico já está em fase de teste para o registro de marcas eletrônicas. O próximo passo é a elaboração do registro eletrônico das patentes.

Em relação à demora para se obter um registro (que, segundo a Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI) é de seis anos para marcas e 10 anos para patentes), Jaguaribe reconhece que existe um acúmulo nas últimas décadas de pedidos de registros de marcas e patentes, “causado pela baixa capacidade de processamento do órgão”.

Ele informou, no entanto, que foram criadas 440 novas vagas de trabalho no instituto, e que a capacidade de registro do órgão aumentou.

Segundo Jaguaribe, a capacidade do instituto para o registro de marcas passou de cerca de 40 mil exames por ano para 200 mil. No que se refere ao registro de patentes, a promessa é de que o registro passará de 12 mil para cerca de 40 mil por ano. “Portanto essa é uma questão do passado, agora nós temos uma capacidade de processamento superior a nossa entrada e estamos regularizando toda essa situação”.

“Para o caso de marcas, já no final deste ano e no começo do ano que vem estarão sendo concedidas marcas que foram solicitadas neste ano de 2006, ou seja, reduz-se de mais de seis anos para menos de 12 meses o prazo de concessão. No caso de patentes, quem entrar com pedido de patente a partir do ano que vem terá seu pedido atendido em torno de quatro anos e meio”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)