Cassilândia, Terça-feira, 24 de Novembro de 2020

Últimas Notícias

03/08/2020 08:40

Região Sudoeste registra 53% a mais de focos de queimadas em julho

Todo o mês de julho já conta com 348 focos de queimadas

Governo de Goiás
Região Sudoeste registra 53% a mais de focos de queimadas em julho

A Região Sudoeste de Goiás segue monitorada pelo Governo de Goiás por conta do grande número de queimadas. Ao todo, os municípios locais registraram 53% de focos de queimadas a mais no comparativo com o mês de julho de 2019. Enquanto, no ano passado, foram 71 focos de queimadas em julho, 2020 já teve 109 registros apenas nos primeiros 26 dias do mês.

Os números integram o Boletim Queimadas nº 08, relatório produzido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgado semanalmente pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Goiás continua sem chuvas em algumas regiões e registra umidade relativa do ar entre 20 a 30%. Todo o mês de julho já conta com 348 focos de queimadas. No mesmo período de 2019 foram 403 registros.

No período de 20 a 26 de julho de 2020, abordado neste boletim, ocorreram 103 focos de queimadas, contra 80 no mesmo período do ano de 2019, o que corresponde a um aumento de 29% em relação ao ano passado.

Unidades de conservação
Entre as unidades de conservação ambiental na semana de 20 a 26 de julho de 2020, a APA do Pouso Alto está em estado de alerta, com 23 focos.

A APA João Leite registrou uma queimada em sua área.

Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, não há prognóstico de chuvas em Goiás para as próximas semanas e o monitoramento será reforçado. “Todo o território goiano está com risco de incêndio de moderado a alto”, explica. “Com a umidade em queda, as próximas semanas serão de alerta máximo e mobilização das equipes de combate às queimadas”, afirma.

As informações do Boletim Queimadas levam em consideração dados obtidos por meio do satélite de referência aqua (M-T), instrumento em que os focos de calor detectados são utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como referência de dados oficiais. Os focos de queimadas em áreas urbanas são detectados pelo satélite NPP-375.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 24 de Novembro de 2020
Segunda, 23 de Novembro de 2020
Domingo, 22 de Novembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)