Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Região Amazônica quer estar em roteiro turístico

Isabela Vieira/ Repórter da Agência Brasil - 11 de março de 2007 - 16:22

Ministros e autoridades em turismo dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) se reuniram neste domingo em Berlim. Entre os assuntos em pauta, foram discutidas formas de divulgar a região Amazônica como um roteiro de turismo sustentável.

“A idéia é falar sobre a diversidade da Amazônia e estabelecer destinos turísticos conjuntos entre os oito países da bacia amazônica, não isoladamente cada um, mas uma proposta conjunta, de destinos atraentes para os turistas de diferentes lugares do planeta”, explicou a secretária-geral da OTCA, Rosalía Ortega.

Ela informou que durante a reunião o coordenador de turismo da entidade, Donald Sinclair, fez uma exposição sobre a criação da marca Amazônia. A instituição pretende lançar 2009 como o “Ano Destino Amazônia”, e já começa a discutir estratégias para dar visibilidade à região no mercado mundial.

Para Ortega, o turismo na bacia amazônica poderia fomentar a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população. “O turismo é uma iniciativa que pode compartilhar recursos entre diferentes atores dentro de um país e, neste caso, da bacia Amazônica”, disse.

Até o mês de julho a instituição espera receber dos países membros uma avaliação sobre os prováveis roteiros turísticos e os problemas de infra-estrutura das localidades.

O encontro em Berlim ocorreu paralelo à Feira Internacional de Turismo e contou com a participação de cinco dos oito países do bloco: Equador, Peru, Colômbia, Brasil e Bolívia. São ainda países membros da OTCA Guiana, Suriname e Venezuela.

SIGA-NOS NO Google News