Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/07/2016 07:30

Refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes, diz pesquisa

Campo Grande News

Refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes de 12 a 17 anos. A informação é do ERICA (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes) realizado pelo Ministério da Saúde e pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

O levantamento foi feito com base escolar em 124 municípios, onde foram ouvidos cerca de 75 mil estudantes em 1.247 escolas. Foram listados os 20 alimentos mais consumidos pelos adolescentes, e 44,97% disseram consumir a bebida, que está à frente de itens como hortaliças e tubérculos.

O perfil alimentar do adolescente mostra que 45,8% das meninas e 45% dos meninos de 12 e 13 anos tomam refrigerante. Na faixa etária de 14 a 17 anos, a porcentagem é de 44,5% e 44,9 %, respectivamente, e frutas não constam na relação dos 20 alimentos.

O item mais consumido é o arroz/preparações, com 81,75%. Em seguida estão feijões e leguminosas, pães, sucos, carnes/preparações, refrigerantes, doces e sobremesas, café, frango/preparações, hortaliças, massas/preparações, biscoitos doces, óleos e gorduras, tubérculos, salgados frios e assados, carnes processadas, bebida láctea, queijo e outros produtos lácteos, biscoitos salgados, bolos e tortas.

Dados - Dos adolescentes ouvidos, 100% consome vitamina E e cálcio abaixo do adequado; 48,5% disseram que "sempre ou quase sempre" tomam café da manhã, e 21,9% nunca tomam; 48,2% tem o hábito de ingerir cinco ou mais copos de água por dia; 68% "sempre ou quase sempre" fazem refeição com os pais ou responsáveis; 80% consomem sódio acima dos limites máximos recomendados.

O percentual de adolescentes que "sempre ou quase sempre" assistem TV enquanto realizam as principais refeições foi de 62% no Centro-Oeste. Nacionalmente, 56,6% disseram comer em frente a tv, 39,6% consomem petiscos em frente às telas com a mesma frequência e 73,5% passam duas ou mais horas por dia em frente às telas (TV, computador e videogame).

Perfil alimentar do Adulto - O estudo traz ainda um breve perfil alimentar dos brasileiros adultos com dados do Vigitel (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico) de 2015, feito com maiores de 18 anos nas Capitais do país, e mostra que os brasileiros comem doces e refrigerantes em excesso.

Refrigerantes ou sucos artificiais são consumido diariamente por 19% dos entrevistados. A apuração mostra que 64,8% dos brasileiros consomem feijão quase todos os dias; 37,6% da população adulta consome frutas e hortaliças regularmente; 31,1% tem o hábito de consumir carnes com excesso de gordura; 20,1% consomem doces quase todos os dias; 19% consomem refrigerantes ou sucos artificais quase todos os dias, percentual maior entre homens 22,4% e 16,1%. 15,5% substituem o almoço ou jantar por lanches.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)