Cassilândia, Sábado, 23 de Setembro de 2017

Últimas Notícias

02/09/2005 14:42

Reforma Sindical poderá ser discutida em plebiscito

Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 1794/05, do deputado Ivo José (PT-MG), que determina a realização de plebiscito sobre a organização sindical. De acordo com a proposta, os eleitores vão responder a duas perguntas: uma sobre a organização e outra sobre a contribuição sindical.
Na primeira questão, os brasileiros escolheriam entre dois princípios para a organização sindical: a unicidade e a pluralidade sindical. A unicidade (modelo que está em vigor) admite apenas uma organização sindical por categoria na mesma base territorial. A pluralidade sindical é um modelo que permite a criação de mais de uma entidade sindical na mesma base territorial.

Contribuição
A segunda pergunta do plebiscito diz respeito à contribuição devida pelo trabalhador à entidade sindical. Novamente, a escolha recai sobre uma de duas opções: a contribuição sindical compulsória, que está em vigor e é devida por todo integrante da categoria profissional ou econômica, independentemente de filiação ao sindicato; ou o custeamento da contribuição por todos aqueles atingidos pela negociação coletiva.

Discussão
Segundo Ivo José, apesar da discussão apaixonada que a reforma sindical tem causado no Legislativo - com realização de várias audiências pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, por exemplo - até o momento os principais interessados não foram ouvidos. "Julgamos conveniente que seja feito um plebiscito para que a população escolha diretamente o modelo sindical que julga adequado", defende.

Tramitação
Antes de seguir para votação em Plenário, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 23 de Setembro de 2017
Sexta, 22 de Setembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)