Cassilândia, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/09/2005 14:42

Reforma Sindical poderá ser discutida em plebiscito

Agência Câmara

Tramita na Câmara o Projeto de Decreto Legislativo 1794/05, do deputado Ivo José (PT-MG), que determina a realização de plebiscito sobre a organização sindical. De acordo com a proposta, os eleitores vão responder a duas perguntas: uma sobre a organização e outra sobre a contribuição sindical.
Na primeira questão, os brasileiros escolheriam entre dois princípios para a organização sindical: a unicidade e a pluralidade sindical. A unicidade (modelo que está em vigor) admite apenas uma organização sindical por categoria na mesma base territorial. A pluralidade sindical é um modelo que permite a criação de mais de uma entidade sindical na mesma base territorial.

Contribuição
A segunda pergunta do plebiscito diz respeito à contribuição devida pelo trabalhador à entidade sindical. Novamente, a escolha recai sobre uma de duas opções: a contribuição sindical compulsória, que está em vigor e é devida por todo integrante da categoria profissional ou econômica, independentemente de filiação ao sindicato; ou o custeamento da contribuição por todos aqueles atingidos pela negociação coletiva.

Discussão
Segundo Ivo José, apesar da discussão apaixonada que a reforma sindical tem causado no Legislativo - com realização de várias audiências pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, por exemplo - até o momento os principais interessados não foram ouvidos. "Julgamos conveniente que seja feito um plebiscito para que a população escolha diretamente o modelo sindical que julga adequado", defende.

Tramitação
Antes de seguir para votação em Plenário, o projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)