Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Reforma política discute fim das coligações

Agência Câmara - 13 de agosto de 2003 - 16:29

A Comissão Especial da Reforma Política está realizando novo debate sobre as propostas do relator, Ronaldo Caiado (PFL-GO), sobre quatro temas principais - financiamento público de campanhas, o fim das coligações em eleições proporcionais, a criação de federações partidárias e a adoção das listas pré-ordenadas ou fechadas.
O relator fez uma breve explicação dos temas e defendeu a votação em regime de urgência do fim das coligações e da criação das federações partidárias ainda em setembro na Câmara e no Senado. O objetivo, segundo ele, é de que essas mudanças já pudessem vigorar nas eleições municipais do próximo ano.
A proposta do fim das coligações nas eleições proporcionais, segundo Caiado, é baseada em vários projetos em tramitação, um deles já discutido e aprovado pelo Senado. Com o fim das coligações, o relator acredita que a solução, principalmente para os pequenos partidos, seria a criação das federações - agremiações de dois ou mais partidos que deveriam permanecer juntos por pelo menos quatro anos. As federações, de acordo com o deputado, seria a alternativa para ajudar os pequenos partidos a alcançar o quociente eleitoral, já que isso ficaria difícil com o fim das coligações.



SIGA-NOS NO Google News